Arthur Batista Ferreira, Engenheiro Químico, Mestre em Agroquímica: Professor do Curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA/ESUV.
Dia 20 de setembro é comemorado o dia do Engenheiro Químico, data propícia para lembrarmos a origem deste curso relativamente recente e em constante crescimento.
As origens da Engenharia Química estão nas universidades alemãs de Göttingen, Giessen, e Heidelberg, pioneiras na aplicação dos fundamentos de química a processos industriais de larga escala. Estes primeiros conceitos do que viria a ser chamado posteriormente de Engenharia Química envolviam conhecimentos de química associados à Engenharia Mecânica.
O termo “Engenharia Química” foi proposto por George Davis, autor de uma série de livros baseados em sua experiência na indústria química e experimentos realizados por ele mesmo. Nesses livros foram introduzidos os primeiros conceitos de Operações Unitárias que até hoje são fundamentais para o curso.
Em 1888, o professor Lewis Norton fundou o “curso X” no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts/Estados Unidos), baseado nos estudos de George Davis, criando definitivamente uma graduação formal para engenheiros químicos.
Nestes pouco mais de cem anos, muitos outros nomes como Robert H. Perry e Linus Pauling, dentre outros, contribuíram para o crescimento deste curso cada vez mais importante na indústria moderna.