A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) selecionou instituições de ensino superior de diversas partes do mundo para elaborar cursos de capacitação profissional à distância para países africanos de língua portuguesa. No Brasil, uma das instituições escolhidas é a UFV (Universidade Federal de Viçosa), que, por sua vez, incluiu dois acadêmicos da Univiçosa para fazer parte do grupo multidisciplinar que irá elaborar as aulas: Rita de Souza e Rodrigo de Almeida Silva, alunos do terceiro período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.
Os cursos à distância serão da área de agricultura, instrumentalizados pela CEAD (Coordenação de Educação Aberta e à Distância), dentro da plataforma e da filosofia da UAB/MEC (Universidade Aberta do Brasil do Ministério da Educação). O grupo de Viçosa é responsável pelo curso “Avaliação e Gestão do Impacto Ambiental”, que terá 120 horas-aula de duração ao longo de três meses, a partir de março próximo, sob a coordenação do Prof. João Luiz Lani (UFV).
Rita e Rodrigo participarão do desenvolvimento de temas referentes aos capítulos de educação ambiental, políticas ambientais, tetraedroecológico e percepção ambiental no melhor uso dos recursos ambientais, inclusive na elaboração de materiais didáticos. Para a Engenheira Agrícola Cristiane Pires, Gestora do Curso de Gestão Ambiental da Univiçosa, “a participação dos dois acadêmicos vem direcionar o nosso curso para a área da pesquisa, permitindo um treinamento para a extensão e a sustentabilidade social”.
A realização do curso faz parte da ação integrada da FAO, UAB/MEC e UFV no continente africano, formalizada durante a Cúpula Mundial da Fome e no Diálogo Brasil-África.