Neste final de semana (9 e 10), o Minascentro, em Belo Horizonte, sediou o 4 Congresso Internacional de Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Em pauta, as tendências atuais da neurociência e da psicologia na educação. Participaram do Congresso: Ailton Lourenço, Selma Pacheco, Carlos Alberto Moreno, Mônica Brangioni e Kamila dos Santos, alunos do 9 período do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.
Profissionais das áreas da psicologia, psiquiatria infantil, pedagogia, psicopedagogia e neurologia de vários estados ministraram palestras e minicursos. “Foi uma excelente oportunidade de acompanhar de perto a abordagem de questões muitas vezes discutidas em sala de aula e vivenciadas em seus estágios curriculares. Uma das áreas de formação do Curso de Psicologia da Univiçosa é a psicologia educacional”, diz a Gestora do Curso, Ângela Figueira.
“Foram discutidos problemas ‘com aprendizagem’ e ‘de aprendizagem’, nos quais se diferenciam pelo fator psicopatológico. De qualquer forma, o fundamental no manejo destas questões é o fator relacional entre quem ensina e quem aprende. Essa abordagem é de extrema importância para ser trabalhada nas escolas e contribuir muito para um efetivo processo de aprender dos alunos. E considerando uma questão de relacionamento, a psicologia tem grandes contribuições a serem dadas”, comenta Ailton Lourenço.