O Engenheiro Químico Rafael Luiz, formado pela Univiçosa em dezembro de 2015, foi aprovado na seleção de Mestrado da Engenharia Química da UFV (Universidade Federal de Viçosa). A seleção ocorreu através de prova escrita, currículo e entrevista. O Mestrado tem início previsto ainda para o primeiro semestre de 2016. Rafael Luiz faz parte da primeira turma de Engenharia Química da Univiçosa e diz que essa será uma importante e desafiadora fase de sua vida acadêmica.
O Engenheiro Químico conta que tão logo concluiu a graduação começou a buscar oportunidades. “Após concluir a graduação fiquei desorientado sobre o que faria e me inscrevi em alguns concursos públicos, juntamente com o processo seletivo de Mestrado em Engenharia Química da UFV. Apesar de todo o processo de inscrição e preparação ter sido muito corrido, foi uma ótima experiência. Pude escolher uma linha de pesquisa na qual tenho interesse em atuar posteriormente que é a de processos industriais. No dia seguinte à prova escrita, foi lançado o resultado e quando li meu nome, não soube como reagir; demorei a assimilar a notícia”, diz Rafael Luiz.
No Mestrado, Rafael pretende dar continuidade ao seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que teve como orientadora a Professora Svetlana Fialho e consistiu em avaliar um método alternativo para purificação do biodiesel, trabalho este que será apresentado de forma oral no próximo Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), que ocorrerá em setembro de 2016. “No decorrer dessa nova fase da minha vida, espero aprender e viver momentos importantes para minha formação, a exemplo do que ocorreu na graduação, buscando sempre aprender o máximo possível para ter uma boa preparação para o mercado de trabalho”, concluiu.
Ex-aluna da Univiçosa também é selecionada
Paula Santana, graduada em Química e ex-aluna de Engenharia Química da Univiçosa, também foi selecionada para o Mestrado da UFV. Paula trancou o curso no oitavo período para se dedicar ao Mestrado.
“Espero, com o Mestrado, adquirir um conhecimento mais aprofundado na área da Engenharia Química. Busco um crescimento pessoal e profissional, para que, futuramente, possa abrir mais portas para o ingresso no mercado de trabalho”, diz.
A linha de pesquisa de Paula Santana será em Processos Industriais.