Acadêmicos dos cursos de Administração, Gestão de Empresas, Redes de Computadores e Gestão Ambiental participaram da VI Semana de Tecnologia e IV Semana de Administração realizada na Univiçosa nesta segunda (5) e terça-feira (6).
No primeiro dia, Ronnan Del Rey falou sobre como ter sucesso no mercado de trabalho, destacando as oportunidades para quem se diferencia indo além do diploma, buscando sempre atualização e experiência nos mais variados processos. “O banho e motivação duram pouco, por isso recomenda-se doses diárias. Devemos sair da zona de conforto e enfrentar novos desafios. A palestra motivacional ajuda as pessoas, principalmente no início de carreira que é sofrido. Este é o momento da descoberta, não é somente o diploma que dá o melhor emprego, mas, também as diversas atividades que o profissional é capaz de realizar, ou seja, a proatividade é essencial para alcançar os resultados e ter sucesso na carreira” destacou Ronnan.
Encerrando o primeiro dia de atividades, Mariana Laura de Bittencourt Brant Corrêa falou sobre os desafios da gestão, enfatizando a importância do contato que é estabelecido entre todos os setores de uma empresa. Para Mariana “quem está na gestão aprende muito com os funcionários que estão no dia a dia das tarefas, eles sempre trazem ideias para resolver um problema ligado diretamente a sua função, mas que influencia toda empresa. Precisamos estreitar as relações com o colaborador e dar abertura para fazer sugestões, pois são eles que estão à frente da atividade e percebem com mais facilidade o que deve ser melhorado”.
No segundo dia de evento, Natália Ferreira falou sobre como criar uma startup. “São empresas de bases tecnológicas e nascentes, que vieram para impactar e gerar desenvolvimento maior que as demais. Geralmente são empresas de tecnologia, como facebook e WhatsApp, empresas repetíveis e escaláveis, que oferecem o mesmo serviço e produto sem precisar customizar em proporções grandes. O crescimento da empresa é notável sem precisar expandir a sua estrutura de campo. Hoje, temos no país aceleradoras e incubadoras que ajudam a criar e desenvolver a startup” finalizou Natália.
De acordo com Michele Rodrigues, Gestora Interina dos cursos de Administração e Gestão de Empresas, o planejamento do evento foi pensado de forma a agregar conhecimento. “Pensamos em temas de palestras que fossem relevantes para os alunos de todos os cursos participantes, complementando o que já é visto e trabalhado em sala de aula”.
“Esse momento é a oportunidade que o aluno tem para perceber a relevância do aprendizado obtido em sala de aula para aplicação na vida profissional e prática. Além das oportunidades estabelecidas por meio de contados, seja com outros alunos ou com os profissionais atuantes da área” disse o professor, Paulo Roberto Veloso, Economista e Administrador de Empresas.
Para a Gestora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Cristiane Pires, o envolvimento das atividades foi muito importante e proveitoso. “Esse contato com profissionais das diversas áreas, a parte de negócios, startup, novas formas de emprego é muito importante para nosso aluno de Gestão Ambiental. Para se tornar parte integrante desse universo, também é necessário englobar toda área de gestão, administração e planejamento” finalizou Cristiane.
“Vejo que a mudança de formato da nossa Semana Acadêmica foi um verdadeiro sucesso, antes realizada separadamente por curso, proporcionando aos nossos alunos a experiência de vivenciar o dia a dia de um evento mais formal e também a integração com outros participantes de diferentes áreas. Tivemos o cuidado de trazer assuntos atuais e motivadores, justamente para ampliar os horizontes dos nossos futuros profissionais e possíveis empreendedores. Além disso, eles puderam ter a chance de trocar algumas palavras com os palestrantes durante o coffee-break, em um momento mais descontraído, pois muitos ainda ficam tímidos ou sem graça em fazer perguntas após as palestras. Não tenho dúvidas de que a maioria irá sair daqui com outro pensamento para enfrentar o mercado de trabalho, mais maduros tanto profissional quanto pessoalmente” disse Bruna Catossi, gestora do curso de Redes de Computadores e Sistema para Internet.
O evento foi encerrado com a palestra Gestão de Projetos, ministrada por Ronnan Del Rey.