Entre os dias 18 e 21 de outubro, os Professores da Univiçosa Daniel Jaques (Engenharia Ambiental) e Klinger Senra (Engenharia Civil) apresentaram trabalhos científicos no XV Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, ocorrido na cidade de Bento Gonçalves/RS.
O tema central do congresso foi a “Geologia de Engenharia e Ambiental em Áreas Urbanas” com a proposta de reunir especialistas, professores, universitários, órgãos públicos e empresas para debater sobre um dos principais desafios da geologia de engenharia: propiciar a harmonização da ocupação humana com as potencialidades e restrições do meio físico, principalmente nas grandes cidades. Além do tema central, foram abordados outros em sessões técnicas específicas sobre mineração, investigações do subsolo, desastres naturais, resíduos sólidos e áreas contaminadas, controle de erosão e gestão ambiental.
Dentre os vários trabalhos apresentados, os professores da Univiçosa levaram para o congresso experiências dos seus trabalhos de pós-graduação referentes a estudos geotécnicos em taludes rochosos da mineração, tema amplamente discutido uma vez que a mineração é uma das atividades mais impactantes aos elementos do meio físico.
Durante o congresso também ocorreu um simpósio que discutiu o processo de ensino-aprendizagem na área de geologia de engenharia. Para o professor Daniel contribuiu significativamente para sua carreira docente. “Partilhar das experiências docentes e vivências profissionais de professores renomados e de diferentes gerações nos trouxe um leque de novas possibilidades no que diz respeito às metodologias de ensino no campo da engenharia” finalizou.