NGA (Núcleo de Gestão Ambiental) do Curso Superior de Tecnologia em “Gestão Ambiental” da Univiçosa/Esuv
O Selo Verde surgiu com a crescente preocupação ambiental dos consumidores conscientes, e vem ganhando adeptos em todo o mundo. Devido a essa preocupação, governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam um conjunto de normas para regular o comércio de produtos, provenientes das florestas tropicais através de acordos internacionais.
Para fazer as melhores escolhas no ato da compra, além de qualidade e preço, é preciso avaliar a maneira como os produtos foram desenvolvidos para não incentivar a agressão ao meio ambiente e à sua saúde. É necessário, também, observar a preocupação das empresas em promover seu crescimento sustentável.
O Brasil tem participado da certificação ambiental de diversas formas, tanto usando selos internacionais como também lançando os seus próprios selos. Atento a essas tendências ambientais e em busca de produtos e empresas socioambientalmente responsáveis, o Instituto Brasileiro de Florestas desenvolveu o Selo Plante Árvore, que está em conformidade com a legislação ambiental vigente e de acordo com o modelo proposto pela Norma ISO 14020 para concessão de selos ambientais, indicando que o produto/empresa colabora com o plantio de árvores. Este selo é o único da América Latina com a aprovação do IBF (Instituto Brasileiro de Florestas), ONG nacional de maior reconhecimento para certificação ambiental no segmento de plantio de árvores e tem o objetivo de indicar que o produto ou empresa certificada colabora com o plantio de árvores e com o reflorestamento de espécies nativas do Brasil.