As parasitoses veiculadas por alimentos foram tema de uma palestra para alunos do Curso de Nutrição da Univiçosa, nesta terça-feira (11). Foi mais uma etapa do Quarto Ciclo de Palestras, iniciativa da Gestora do Curso, Professora Cristiane Sampaio. Na plateia, além de alunos, estavam professores do Curso, dentre as quais a titular da disciplina "Parasitologia", Mariana Fausto.
O médico veterinário Arthur Kanadani Campos, Doutor em Parasitologia, ex-professor da Univiçosa, voltou à Instituição para falar de “Parasitoses veiculadas por alimentos: importância e implicações em Saúde Pública no Brasil”.
Atualmente, segundo Kanadani, o Brasil aplica R$ 26 milhões no tratamento de pacientes com parasitoses. “É um gasto que poderia ser eliminado se tivesse uma atenção maior na prevenção dessas doenças”, diz.
Dentre outros aspectos, o palestrante destacou alguns meios de transmissão, como a irrigação de hortas com águas contaminadas e o preparo inadequado de refeições — há o exemplo das carnes, que podem conter cisticerco, causando a cisticercose humana.
Os profissionais da área de saúde têm papel essencial na prevenção das parasitoses transmitidas por alimentos, podendo atuar na Educação Sanitária, Saneamento Básico e no treinamento de produtores e manipuladores de alimentos.
Cristiane Sampaio considera palestras como essa de hoje sempre muito importantes por favorecerem a atualização dos alunos, permitindo que eles tenham uma visão ampla de assuntos tão essenciais para a vida profissional.