Alunos de Enfermagem da Univiçosa visitam hospital “Amigo da Criança”

Alunos de Enfermagem da Univiçosa visitam hospital “Amigo da Criança”
Publicado em 07 de abril de 2016

Grupo da Univiçosa em Juiz de Fora

Nesta quarta-feira (6), alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Univiçosa realizaram visita técnica à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, o primeiro hospital da cidade a receber o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e, desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.

Para que a instituição hospitalar se torne “Amiga da Criança”, é preciso estabelecer um padrão de excelência no atendimento à mãe e à criança, reduzir em até 90% os índices de infecções clínicas das crianças, incentivar o aleitamento materno e o parto normal, dentre outras ações.

O primeiro passo rumo ao credenciamento da Santa Casa de Juiz de Fora como Hospital Amigo da Criança foi a criação do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM), em agosto de 2000, que promove inúmeras ações de incentivo ao aleitamento.

O SAAM foi um dos setores que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, travando contato com a equipe multiprofissional que atua no serviço. O grupo visitou as instalações, viu de perto a rotina e as ações desenvolvidas pela equipe de Enfermagem, enfatizando a capacitação dos prestadores de serviços e pacientes. O Alojamento Conjunto (AC) também foi incluído na atividade prática, na qual os alunos apreciaram de maneira positiva as ações de Enfermagem, que são desenvolvidas com metodologia sistematizada e informatizada, com destaque para o posto de coleta de leite materno.

Outro setor visitado foi a pediatria, incluindo a apreciação das enfermarias pediátricas para lactentes e escolares, a equipe, a rotina e as ações com o paciente pediátrico, prontuário eletrônico, implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), utilização do brinquedo terapêutico, brinquedoteca, atividades em área de recreação e sala de ensino pedagógico.

Durante a visita, o grupo de acadêmicos teve a oportunidade de colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula, permitindo aprimorar o aprendizado desde o planejamento de ações de Enfermagem até o manejo clínico do paciente infantil.

A visita é parte da aplicação metodológica da disciplina “Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II”, visando integrar alunos, professor e profissionais enfermeiros, alcançando o intuito de promover ensino com metodologia ativa e diversificada.

O aluno Reinaldo Costa diz que “a visita foi muito importante, pois possibilitou aprender na prática o que foi ensinado na teoria e comenta ainda que isso faz diferença para o acadêmico quando se formar”.
Sua colega Cristina Ferreira Tomé avaliou a como extremamente importante “para o conhecimento mais aprofundado em relação à disciplina, pois tivemos a oportunidade de ver na prática como tudo funciona, pois na teoria parece que o Hospital Amigo da Criança é a mesma coisa de um hospital comum que tem pediatria, mas ‘não é a mesma coisa’. É um Hospital diferenciado, passa uma mensagem de otimismo e carinho, respeito e confiança, ou seja, é realmente uma instituição humanizada”.

O trabalho prático foi planejado pela professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, com apoio e contribuição da equipe do Hospital Amigo da Criança da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em especial da Enfermeira Michelle Rodrigues de Amorim, coordenadora do Núcleo de Ensino e Serviços da Santa Casa, que viabilizou a visita técnica.

Eliangela Saraiva diz que “a atividade marcou o desenvolvimento dos conceitos científicos, consolidando as teorias discutidas em sala de aula, proporcionando a reflexão sobre a prática clínica em um Hospital Amigo da Criança, sendo importante para a formação do profissional de Enfermagem.”


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/92147e03-24e3-4d04-9e79-21ae81796092