Nesta quarta-feira (6), alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Univiçosa realizaram visita técnica à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, o primeiro hospital da cidade a receber o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e, desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.
Para que a instituição hospitalar se torne “Amiga da Criança”, é preciso estabelecer um padrão de excelência no atendimento à mãe e à criança, reduzir em até 90% os índices de infecções clínicas das crianças, incentivar o aleitamento materno e o parto normal, dentre outras ações.
O primeiro passo rumo ao credenciamento da Santa Casa de Juiz de Fora como Hospital Amigo da Criança foi a criação do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (SAAM), em agosto de 2000, que promove inúmeras ações de incentivo ao aleitamento.
O SAAM foi um dos setores que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, travando contato com a equipe multiprofissional que atua no serviço. O grupo visitou as instalações, viu de perto a rotina e as ações desenvolvidas pela equipe de Enfermagem, enfatizando a capacitação dos prestadores de serviços e pacientes. O Alojamento Conjunto (AC) também foi incluído na atividade prática, na qual os alunos apreciaram de maneira positiva as ações de Enfermagem, que são desenvolvidas com metodologia sistematizada e informatizada, com destaque para o posto de coleta de leite materno.
Outro setor visitado foi a pediatria, incluindo a apreciação das enfermarias pediátricas para lactentes e escolares, a equipe, a rotina e as ações com o paciente pediátrico, prontuário eletrônico, implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), utilização do brinquedo terapêutico, brinquedoteca, atividades em área de recreação e sala de ensino pedagógico.
Durante a visita, o grupo de acadêmicos teve a oportunidade de colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula, permitindo aprimorar o aprendizado desde o planejamento de ações de Enfermagem até o manejo clínico do paciente infantil.
A visita é parte da aplicação metodológica da disciplina “Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II”, visando integrar alunos, professor e profissionais enfermeiros, alcançando o intuito de promover ensino com metodologia ativa e diversificada.
O aluno Reinaldo Costa diz que “a visita foi muito importante, pois possibilitou aprender na prática o que foi ensinado na teoria e comenta ainda que isso faz diferença para o acadêmico quando se formar”.
Sua colega Cristina Ferreira Tomé avaliou a como extremamente importante “para o conhecimento mais aprofundado em relação à disciplina, pois tivemos a oportunidade de ver na prática como tudo funciona, pois na teoria parece que o Hospital Amigo da Criança é a mesma coisa de um hospital comum que tem pediatria, mas ‘não é a mesma coisa’. É um Hospital diferenciado, passa uma mensagem de otimismo e carinho, respeito e confiança, ou seja, é realmente uma instituição humanizada”.
O trabalho prático foi planejado pela professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, com apoio e contribuição da equipe do Hospital Amigo da Criança da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em especial da Enfermeira Michelle Rodrigues de Amorim, coordenadora do Núcleo de Ensino e Serviços da Santa Casa, que viabilizou a visita técnica.
Eliangela Saraiva diz que “a atividade marcou o desenvolvimento dos conceitos científicos, consolidando as teorias discutidas em sala de aula, proporcionando a reflexão sobre a prática clínica em um Hospital Amigo da Criança, sendo importante para a formação do profissional de Enfermagem.”