Pesquisa da Firjan destaca cursos disponíveis na Faculdade

Pesquisa da Firjan destaca cursos disponíveis na Faculdade
Publicado em 12 de novembro de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

Cursos de Graduação Tecnológica oferecidos pela Faculdade estão entre os primeiros colocados em ranking sobre as melhores profissões do mercado de trabalho entre 2008 e 2015. A pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira — 2015” elaborada pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), Fundação Getúlio Vargas e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é referência na hora de decidir em que curso o jovem deve investir para ampliar chances de empregabilidade nos próximos oito anos e também orienta governos, empresas, sindicatos e instituições de ensino. 

O estudo projeta as profissões com melhor oportunidade de trabalho para o ano de 2015. Foram pesquisadas 416 indústrias que empregam, atualmente, 495.400 funcionários. Gestores de recursos humanos e de operações dessas empresas indicaram aos pesquisadores as áreas mais promissoras, dentre elas se enquadram todos os cursos de graduação tecnológica da Faculdade. “Os resultados da pesquisa por área profissional apontam perspectivas otimistas e refletem a percepção de que o País tem condições, após duas décadas de estagnação, de inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento sustentado”, aponta o relatório da Firjan. 

Segmentação da pesquisa 

Quando os resultados do estudo são desagregados, numa escala que varia de -1 (para o pior cenário) a +1 (para o melhor cenário), as perspectivas referentes à área de gestão indicam uma maior conscientização das empresas sobre a importância do foco no cliente como fator de desenvolvimento da competitividade. As três áreas com maior potencial são, pela ordem: atendimento ao cliente (0,89), marketing (0,63) e comercial (0,53) — áreas privilegiadas nas grades curriculares dos cursos superiores de curta duração oferecidos pela Faculdade, em particular no próprio Curso de Marketing e de Gestão de Pesquisa e Médias Empresas (Processos Gerenciais).

Cursos da Faculdade em alta 

Em termos de perspectiva de crescimento até 2015, a pesquisa da Firjan e do Sebrae-RJ realça outros pontos positivos para os cursos da Faculdade. Entre os dez primeiros colocados, nove contém componentes privilegiados nos cursos da Instituição: atendimento ao cliente (0,9); marketing (0,6); comercial, compras, planejamento, comunicação e recursos humanos (0,5); financeiro (0,4) e tecnologia da informação (0,3). Outro rumo apontado pela pesquisa revela que há uma crescente tendência pela terceirização de serviços em quatro segmentos: tecnologia da informação, jurídico, contabilidade e serviços gerais. E, ainda: as áreas de gestão ambiental, marketing, atendimento ao cliente e comercial terão sua importância aumentada, até 2015. 

No contexto dos trabalhadores de produção, a pesquisa da Firjan traz um alerta contundente: quem não estudar adequadamente terá dificuldades cada vez mais crescentes para conseguir um emprego ou se manter empregado. Os cursos de graduação tecnológica, como os oferecidos pela Faculdade, são considerados requisitos preponderantes para 91% das carreiras analisadas.

Gestor do Curso de Marketing da Faculdade comenta pesquisa

"Fico feliz em saber que a Instituição de Ensino em que trabalho está sempre na vanguarda do conhecimento. Essa pesquisa vem demonstrar a visão de futuro da Faculdade, ou seja, a Faculdade está dando a oportunidade para todos aqueles que buscam um ensino de qualidade e querem se destacar no mercado", diz o Coordenador do Curso de Marketing, Bruno Torres. 

Os cursos de graduação tecnológica têm um currículo próprio, mais específico e com ênfase na preparação prática para o mercado de trabalho. Em um eventual processo de seleção, por exemplo para a área de marketing, um candidato graduado em um curso tecnológico específico terá chances semelhantes ou até melhores que o formando em administração de empresas. Mas evidentemente o formando em administração poderá se candidatar a outras áreas. 

Como diz a pesquisa, o Curso de Graduação Tecnológica em Marketing, por exemplo, é uma tendência do mercado: “a área de atendimento ao cliente, embora não esteja em grande evidência atualmente, tende a ter sua importância incrementada. A área de marketing encontra-se em relativa evidência e tende a ganhar importância”, conclui.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/920aba43-ed31-4f6c-99a4-6cd7a1cd3ffe