Como está o mercado de trabalho para o nutricionista

Como está o mercado de trabalho para o nutricionista
Publicado em 22 de setembro de 2010

Luiza Carla Vidigal Castro, Gestora de Nutrição

* Luiza Carla Vidigal Castro

Inúmeras pesquisas têm demonstrado que a alimentação inadequada é uma das causas de diversas doenças que acometem grande parte da população. Como exemplos, citam-se as doenças cardiovasculares, diversos tipos de câncer, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, osteoporose, depressão, refluxos, constipação intestinal, etc. Diante do número crescente de morbidades e considerando também o envelhecimento da população, a prevenção das doenças é “a chave” para a garantia da qualidade de vida, desde o nascimento à terceira idade. E o profissional Nutricionista atua em diferentes áreas ligadas à alimentação e à nutrição, contribuindo para que o público atendido usufrua melhores condições de vida e saúde, por meio de uma alimentação saudável. A alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes em quantidades adequadas para um indivíduo, considerando idade, sexo, hábitos alimentares, atividade física e estado de saúde.

Segundo o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), a área de Nutrição “abriu o seu cardápio e passou a ser importante não só em restaurantes, hotéis e escolas, mas também em indústrias, em hospitais, clínicas, academias e grandes redes de supermercados”. Antônio Augusto Garcia, coordenador da unidade técnica do CFN, diz que o mercado não será bom só para daqui a cinco anos, mas para várias décadas. O setor público tem sido um dos maiores empregadores, depois que o Governo Federal passou a incorporar nutricionistas em seus programas sociais, como por exemplo, o programa de alimentação escolar, o núcleo de apoio à saúde da família e o programa de alimentação do trabalhador. “Estamos num momento de valorização da alimentação saudável e da medicina preventiva”, reforça Garcia.

A valorização do profissional Nutricionista se confirma pela resolução 167, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2008, que obriga todos os planos de saúde do país a oferecerem o serviço do nutricionista aos usuários. Ressalta-se também a expressiva participação do Nutricionista na Mídia. Como exemplo, cita-se o Globo Repórter, programa semanal da Rede Globo de Televisão que sempre exibe matérias abordando a importância da alimentação saudável na promoção da saúde e prevenção de doenças, destacando, sempre, a atuação do nutricionista.

O Curso de Nutrição da Univiçosa

O Curso de Nutrição da Univiçosa conta com um corpo docente altamente qualificado composto por especialistas, mestres e doutores, responsável por disciplinas de formação geral nas áreas de ciências biológicas e da saúde, ciências sociais, humanas e econômicas, além de disciplinas específicas englobando as áreas de ciência da alimentação e da saúde e as ciências dos alimentos. As disciplinas de formação geral, ministradas principalmente nos três primeiros períodos, procuram sedimentar conceitos teóricos e introduzi-los às práticas em laboratórios e à realidade dos problemas regionais. Também as disciplinas pré-profissionalizantes são estudadas desde o primeiro período do curso, formando um elo entre os conceitos teóricos e o atendimento à comunidade pelo profissional nutricionista. A partir do terceiro período são estudadas as disciplinas profissionalizantes onde se procura a resolução de problemas em equipe, de forma crítica e reflexiva. Durante todos os períodos do curso, os alunos são incentivados a participar de eventos dentro e fora da Instituição, fazer estágios e atividades de extensão com o objetivo de complementar sua formação acadêmica. Nos dois últimos períodos o aluno cursa o estágio supervisionado, que corresponde a atividades profissionais distribuídas eqüitativamente em três áreas de atuação: nutrição clínica, nutrição social e nutrição em unidades de alimentação e nutrição.

Para a formação do nutricionista, a Univiçosa conta com uma infraestrutura moderna, laboratórios bem equipados, salas de aulas e auditórios confortáveis e amplo acervo bibliográfico e de multimídia. Tudo isso, aliado à estrutura e carga horária do curso, permite a formação de nutricionistas altamente capacitados a promover a saúde da população.

* Gestora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/9188d77f-2c06-4704-9be2-ebacbb572f21