O curso de Bacharelado em Fisioterapia da Univiçosa recebeu nota 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova foi realizada em novembro de 2013 e resultado, divulgado recentemente. “É motivo de muita comemoração e sentimento de missão cumprida por parte dos alunos, professores, funcionários e dirigentes da Univiçosa”, afirma o Gestor do curso, Professor Celber Renê Limonge (Foto). A escala de avaliação do MEC vai de 1 a 5.
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), objetiva avaliar o desempenho dos estudantes de graduação, ingressantes e concluintes, em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares do curso em que estão matriculados.
Criado em 2005, o curso de Fisioterapia da Univiçosa foi reconhecido pelo MEC em março de 2009. Passou por diversas modificações, sempre buscando aperfeiçoar e melhorar o quadro de funcionários e a estrutura oferecida aos alunos. Tem como objetivo preparar o acadêmico para a realidade do mercado de trabalho, atuando em equipes multidisciplinares ou como profissional liberal.
Os Fisioterapeutas formados na Univiçosa podem trabalhar em consultórios, clínicas, hospitais, empresas, indústrias, órgãos públicos, na carreira militar (corpo de bombeiros, polícia militar, exército, marinha e aeronáutica), academia de ginástica, confederações esportivas e clubes de futebol, entre outros.
Segundo Célber Limonge, somente dois ex-alunos de Fisioterapia não atuam na área. Celber Limonge credita o sucesso à grande qualificação dos professores, infraestrutura adequada de laboratórios, sala de aula e clínica ambulatorial e profissionais técnicos capacitados, além da seriedade dos alunos perante a profissão. “Os alunos entram com um perfil no curso e, durante a graduação, vão amadurecendo e passam a aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela Univiçosa, tendo em vista que, na profissão, eles irão lidar com pessoas”.
O curso de Fisioterapia da Univiçosa prepara o profissional para atuar no mercado de trabalho, oferecendo conhecimento teórico, prático e realidade do mercado. A partir disso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o teórico, consolidar a prática e atuar com competência. Além das disciplinas teóricas e práticas, os alunos fazem vários estágios nos projetos de extensão oferecidos pela Univiçosa como, por exemplo, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (UNINASF). Os estágios, todos supervisionados e orientados por professores, acontecem em três momentos distintos: unidades básicas do Programa Saúde da Família (PSF); atendimento ambulatorial nas duas unidades da Uniclínica (Silvestre e Ramos); e em hospitais. Os alunos também têm a oportunidade de participar de grupos de discussão e debates, que acontecem semanalmente.
O Gestor enfatizou que um dos motivos para o excelente desempenho no Enade é o comprometimento dos alunos com o curso. “Eles tiveram paciência e se dedicaram ao fazerem a prova. Sem esforço não há sucesso. O profissional já é bom no primeiro dia de aula”, conclui.
(Texto: Marinei Batalha; Edição: Rodolfo de Souza)