No Brasil, os computadores portáteis nunca foram tão acessíveis. Leves, pequenos e baratos eles agradam todos os gostos e bolsos. Mas, estes equipamentos podem trazer sérios riscos à saúde quando usados incorretamente. Isso acontece devido à facilidade de ser usado em qualquer lugar: mesas, sofás, camas, banheiros, automóveis, escolas, shoppings e praças públicas, dentre outros.
A coluna vertebral e os membros superiores são as regiões mais afetadas e, se o usuário não tomar os devidos cuidados, o mau uso desses equipamentos pode trazer consequências graves e causar lesões por repetições ou danos posturais graves.
Dicas importantes para evitar dores:
- Colocar o notebook a uma distância que permita leitura confortável e a uma altura que promova a menor inclinação possível da cabeça;
- Manter os dedos alinhados com o punho e tentar saber localizar de forma automática a posição das letras e números no teclado;
- Quando o uso for prolongado, utilize ainda o mouse e o teclado externos;
- Prefira trabalhar com fontes grandes ou com um maior aumento da tela e. para transportá-lo, use uma mochila.
"Vale lembrar que estes equipamentos, por serem portáteis, não se preocupam com questões posturais e, para serviços rotineiros e prolongados, devem ser realizados em desktops alocados em móveis, com luminosidade e medidas compatíveis com cada indivíduo", comenta o Fisioterapeuta Celber Limonge, Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.