Luciana Marques Cardoso: Nutricionista, Mestre e Doutora em Bioquímica e professora do Curso de Nutrição da Univiçosa
Nesta segunda-feira (5), o Ministério da Saúde lançou o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, após disponibilizá-lo para consulta pública para receber comentários e sugestões para aprimorá-lo.
O Guia Alimentar é um instrumento estratégico de educação alimentar e nutricional para o Sistema Único de Saúde e outros setores e tem como objetivo maximizar a saúde por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição, propiciando o diálogo entre população e profissionais.
Clique aqui para baixar a versão completa do Guia.
A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, propõe que a base da alimentação seja por alimentos in natura (verduras, frutas, ovos) e minimamente processados (raízes e tubérculos lavados, grãos secos, como arroz e feijão, carnes resfriadas ou congeladas, leite pasteurizado). Também reforça a orientação de evitar os alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes) e a importância de se alimentar em um local agradável e na presença da família para aliar o prazer ao ato de comer.