Nesta terça-feira (1), alunos do oitavo período de Medicina Veterinária da FACISA, mantida pela Univiçosa, estão visitando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Belo Horizonte. A visita técnica gerou grande expectativa entre os alunos, já que eles poderão vivenciar a rotina de trabalho em uma instituição que emprega muitos Veterinários.
O CCZ de Belo Horizonte, antes de adotar cães e gatos, realiza uma avaliação clínica, exame de leishmaniose e cirurgia de esterilização nesses animais, além de vaciná-los contra a raiva. Também é implantado neles um microchip de identificação. As esterilizações são feitas em três centrais fixas localizadas nos bairros São Bernardo, Caiçara e Salgado Filho e em uma unidade móvel. A capacidade de cirurgias de cada uma das centrais é, em média, de 42 cirurgias/dia.
Os acadêmicos da Univiçosa poderão acompanhar todas essas ações, numa ótima oportunidade para sedimentar os conhecimentos adquiridos na disciplina “Saneamento e Controle de Zoonoses”, ministrada pelo professor Angelo Liparini Pereira.
As zoonoses e os CCZ
Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais vertebrados e o homem. Dentre algumas dessas doenças de grande importância para a saúde pública, podemos citar: raiva, leptospirose, tuberculose, brucelose e leishmaniose.
Algumas cidades contam com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), instituições municipais com estrutura física específica e personalidade jurídica legalmente estabelecida, geralmente vinculadas ao órgão de saúde local (Secretaria, Departamento, Coordenadoria, Divisão), com competência e atribuição para desenvolver os serviços elencados nos programas de controle dessas doenças. Além disso, o CCZ desenvolve ações que objetivam a preservação da saúde e vida dos animais, evitando atos de crueldade e providenciando a adoção de animais por famílias que se responsabilizem por mantê-los em condições adequadas de bem-estar.
“É a primeira vez que alunos da Univiçosa irão visitar o CCZ de Belo Horizonte, um dos maiores e mais bem estruturados Centro de Controle de Zoonoses de Minas Gerais. A expectativa é grande com relação às possibilidades de aprendizado nesta viagem técnica coordenada pelo professor Ângelo Liparini”, avalia a Gestora do Curso, Alessandra Arreguy.