Elenice Claudete Dias: Enfermeira, Especialista em “Administração Hospitalar e Saúde Pública”, “saúde do Trabalhador”e “Centro de Tratamento Intensivo”. Professora do Curso de Enfermagem e da Pós graduação da UNIVIÇOSA
Algumas doenças são características da condição masculina ou possuem uma incidência maior em homens. Andropausa, balanopostite, câncer de próstata, ejaculação precoce, fimose, ginecomastia, hipertrofia benigna da próstata, disfunção erétil, orquiepididimite e varicocele estão entre os principais problemas que podem colocar em risco a saúde do homem.
Andropausa
A Andropausa não é uma doença, mas sim uma fase onde surgem alterações na vida do homem, na faixa etária dos 50 aos 70 anos de idade. Deve-se ao fato de uma redução na produção dos hormônios masculinos. Para atravessar melhor esta fase, o homem deve ter uma boa alimentação, praticar esportes, ter um repouso adequado.
Balanopostite (inflamação da glande e prepúcio)
Balanopostite é uma inflamação conjunta da glande e prepúcio, desencadeada por diversos fatores. Os mais comuns são conseqüências de fenômenos irritativos como hábitos higiênicos inadequados dos genitais. Portanto, para prevenção desta inflamação, é recomendável uma higiene adequada do pênis e uso do preservativo.
Câncer de próstata
O câncer de próstata atinge grande parcela do sexo masculino acima dos 50 anos. A consulta com o urologista, a partir dos 40 anos, é de extrema importância e deve ser feito o acompanhamento contínuo, anualmente. Alguns fatores podem contribuir para a prevenção do câncer de próstata e de outros tipos de câncer, como não fumar; manter uma dieta saudável, rica em frutas, legumes e cereais; evitar o consumo de carne vermelha
e de alimentos gordurosos; e não ingerir bebidas alcoólicas.
Ejaculação Precoce
A ejaculação precoce é caracterizada pela incapacidade do homem em manter ereção por tempo sufi ciente para satisfazer-se a si e à companheira. Esse problema afeta, principalmente, homens na adolescência e na melhor idade. O tratamento baseia-se em medicamentos anti-depressivos, ou psicoterapia, exercícios de controle e relaxamento.
Fimose
É uma anomalia comum, que impede em maior ou menor grau, a exteriorização da glande (extremidade do pênis) , impossibilitando a higiene adequada e, em alguns casos, dificultando o ato sexual. Quando necessário, o tratamento é cirúrgico e simples.
Ginecomastia
Consiste no desenvolvimento excessivo das mamas nos homens. A ginecomastia pode ter outras causas, além das hormonais e glandulares. Pode ser decorrente do consumo excessivo de álcool, drogas ou certos tipos de medicamentos, como os corticóides. É também um problema comum entre os idosos, devido à diminuição da produção dos hormônios masculinos. Depois de analisadas as causas primárias desta alteração, o médico avalia a necessidade ou não de cirurgia.
Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP)
É bastante comum em homens acima dos 50 anos Representa o crescimento nodular da próstata, causando obstrução mecânica ao fluxo da urina, o que leva à dificuldade para urinar. O tratamento da HPB pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da avaliação médica.
Disfunção Erétil
É a presença do desejo sexual sem a correspondente ereção do pênis. Suas causas são diversas e, em alguns casos, o tratamento é simples. A origem da impotência pode ser hormonal, neurológica ou vascular, mas na maioria dos casos é de ordem psicológica. O alcoolismo, o fumo e o uso de drogas também podem influir neste problema. Ao contrário do que alguns pensam a infertilidade não tem nada a ver com a impotência.
Orquiepididimite
É a inflamação do testículo e do epidídimo (conduto ligado ao testículo). Pode ser causado por vários agentes infecciosos ou por traumatismo. Também pode ocorrer como uma complicação da caxumba, pois o vírus Causador, além de instalar-se nas glândulas salivares, pode alojar-se nos testículos. É um problema que deve ter acompanhamento médico.
Varicocele
É o processo de dilatação das veias do testículo, semelhante àquele que ocorre nas pernas (varizes). A varicocele pode ocorrer em qualquer um dos testículos, ou mesmo em ambos. A varicocele, em geral, é indolor, mas dependendo do seu volume, pode causar dor, além de infertilidade. O tratamento da varicocele é cirúrgico.
Está na hora dos homens assumirem que têm dificuldades, falando sobre si mesmos. Isto não é parecer frágil e vulnerável: é apenas ser humano!