Univiçosa tem campanha de prevenção da Gripe H1N1

Univiçosa tem campanha de prevenção da Gripe H1N1
Publicado em 28 de abril de 2016

A Univiçosa está lançando a campanha de prevenção contra a Influenza A, em sintonia com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SINEP/MG).

A Influenza A é uma doença respiratória infecciosa de origem viral provocada pelo vírus H1N1, um subtipo de influenzavírus do tipo A, resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína. Por isso, a Influenza A também é muito conhecida como gripe suína.

Leia a Cartilha Gripe H1N1

O período de incubação do vírus varia de 3 a 5 dias e a transmissão pode ocorrer antes dos sintomas aparentes. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias, através da tosse, espirros ou conversas a uma distância menor que um metro. Ela também pode ocorrer pelo contato direto com animais ou objetos contaminados.

A possibilidade de transmissão é maior em ambiente domiciliar, escolas e lugares fechados ou semifechados. Os sintomas da Influenza são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes e precisa de maiores cuidados em casos especiais, como febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino; dor muscular; dor de cabeça; dor de garganta; dor nas articulações; irritação nos olhos; tosse; coriza; cansaço; e inapetência. Dependendo da infecção a pessoa também pode apresentar vômitos e diarreia. Observados os sintomas em casos suspeitos o diagnóstico é dado por meio de testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe.

A automedicação não é recomendada uma vez que o uso de remédios sem a orientação médica pode tornar o vírus mais resistente aos medicamentos.

A vacinação está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde e a prioridade são para idosos acima de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, asma, bronquite, insuficiência renal, obesidade grau 3, entre outras), imunossuprimidos e transplantados, crianças entre seis meses e cinco anos, profissionais da saúde, população indígena e presidiários.

A vacina é contraindicada para as pessoas com tem alergia grave a ovo, pois pode conter a proteína ovoalbumina responsável por reações alérgicas.

A campanha de vacinação no município de Viçosa tem início neste sábado (30), Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Gripe.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/87387e85-7c81-41d4-9dbe-163c5d6ce12b