André Pereira Rosa, Engenheiro Ambiental, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental , dentre outros, na Univiçosa
O descarte do óleo de cozinha usado diretamente na pia causa contaminação da água e do solo, assim como o comprometimento da fauna e flora.
Dentre outros problemas, pode-se destacar o aumento do risco de enchentes e elevação das emissões de gás metano. Isto ocorre porque a contaminação contribui para a impermeabilização do solo devido à obstrução dos poros e comprometimento da infiltração da água em eventos de chuva, causando como consequência as enchentes.
No que se refere às emissões gasosas, o óleo ao se decompor libera gases, dentre estes se destaca o gás metano, que intensifica o aquecimento global.
O recolhimento do óleo de cozinha e seu destino a associações, ONGs e empresas especializadas colaboram com a redução dos impactos ambientais, além de poder ser fonte de renda devido à fabricação de diversos subprodutos, tais como sabão, detergentes e ração animal, dentre outros.