Neste sábado (19) foi o Dia Nacional da Responsabilidade Social das instituições particulares de ensino superior, iniciativa da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Pela sexta vez seguida a Univiçosa participou da mobilização e realizou a Feira da Cidadania na Praça do Bairro Silvestre, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Programa de Saúde da Família (PSF). Durante a semana houve várias atividades no bairro.
“Em todos os programas em que a Secretaria de Saúde e a Univiçosa são parceiros, e também naqueles que estamos construindo e vamos avançar, são de fundamental importância para a comunidade. Estamos estreitando mais a parceria e trabalhando para formalizar essa relação, dentro do contexto das demandas que a secretaria tem. A importância das ações realizadas pela Univiçosa através dos seus cursos não só na área de saúde, que tem demonstrado vários trabalhos junto à população. Assim, estamos estreitando mais essa relação para formalizar as parcerias” relatou o Secretário de Saúde do município de Viçosa, Sérgio Norfino.
Acadêmicos do curso de Farmácia, orientados pelo Professor Adriano Simões, verificaram a glicemia da população. A Professora Elenice Dias e os alunos do curso de enfermagem verificaram a pressão arterial da comunidade, presente também o gestor do curso, Leonardo Santana Rocha.
A Professora Simone e os alunos da Nutrição verificaram o Índice de Massa Corporal (IMC) e deram orientações nutricionais, inclusive com distribuição de frutas a comunidade. Acadêmicos de Psicologia orientados pela Professora Tereza Brandi, explicaram e verificaram níveis de ansiedade e como lidar com o problema.
O Unipet distribui lembrancinhas para pets e a aluna Izabela Barros, estagiária do Projeto Médico Veterinário da Família, orientou os participantes sobre cuidados que devemos ter com os animais de estimação.
O curso de Ciências Contábeis, representado pela Empresa Júnior, deu várias orientações sobre orçamento doméstico. A Professora Karina Martinho e alunos do curso de Fisioterapia ofereceram orientações posturais e brincadeiras para as crianças, e fizeram avaliações do desenvolvimento neuromotor e postural.
Com a presença da Professora Svtlana Fialho e a gestora do curso, Daniella Sette, acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Gestão ambiental fizeram a distribuição de sabão caseiro, feito com óleo reciclado e amaciante.
“Todos os resultados foram muito positivos, a Feira da Cidadania atendeu cerca de 350 pessoas entre adultos, jovens, crianças e idosos. Neste evento foi verificado uma senhora com o nível de glicose cinco vezes mais alto que o limite e outra com a pressão arterial bastante elevada. Elas foram imediatamente encaminhadas ao hospital e o PSF vai passar a acompanha-las, talvez sem a feira não fosse descoberto a tempo de sanar os problemas. Estes casos só reforçam a importância das feiras” relatou Marcelo Dias, Coordenador de Extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Univiçosa (NUPEX).