Em outubro de 2014, uma troca de tiros entre ladrões e policiais próximo à Unidade 2 da Univiçosa deixou ferida uma aluna do curso de Ciências Contábeis. O episódio foi um dos muitos casos de violência na região e provocou uma grande mobilização de lideranças estudantis, comerciantes e representantes dos moradores do entorno. A reação à onda de assaltos nos bairros de Silvestre, Novo Silvestre, Inconfidência, Liberdade e João Brás envolveu autoridades e a Direção da Univiçosa. Por iniciativa da Câmara Municipal, foi proposta uma audiência pública sobre o tema. A audiência vai acontecer hoje, às 18h, na Unidade 1 da Univiçosa. Além de vereadores e lideranças comunitárias e estudantis, são esperadas autoridades locais e estaduais de todas as esferas ligadas à segurança pública e representantes da Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
De acordo com a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereadora Marilange Pinto Coelho, desde o episódio do ano passado se começou a discutir a questão da criminalidade na região do bairro Silvestre. “A partir daquele momento, nos reunimos com a Univiçosa, e percebemos o interesse, tanto da Faculdade quanto das autoridades e da própria comunidade, no sentido de resolver questões relacionadas à segurança na região. Nossa intenção é sair da sede da Câmara sempre que possível para discutir os problemas junto das comunidades. A Audiência Pública na Univiçosa será uma dessas oportunidades.”
O Diretor Administrativo-Financeiro da Univiçosa, Professor Mateus Mendonça Vieira, ressalta que a Instituição acolheu muito bem a proposta da Câmara, através dos vereadores Marilange Pinto Coelho e Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) de levar a audiência para a Faculdade. “A violência cresceu muito na região, e essa Audiência Pública será a oportunidade para cada um dos interessados contribuir com propostas. Não estamos pensando só na Univiçosa, muito pelo contrário. Dentro das nossas unidades já há câmeras e pessoal treinado. Nosso objetivo é trabalhar junto com a comunidade para resolver um problema que é de todos. Esperamos que essa Audiência na Univiçosa seja o primeiro passo para a realização de um Fórum de Segurança Pública envolvendo toda a cidade.”
Marilange Pinto Coelho falou ainda sobre quem ela espera ver na Audiência Pública. “A nossa vontade é ver os moradores da região, participando e propondo. Esperamos lá também os comerciantes. Temos ali uma rodovia com trânsito intenso de veículos e pessoas, especialmente nos finais de semana, por causa dos bares. Todas essas pessoas estão convidadas a participar.”
A Audiência vai ocorrer nesta quinta-feira (19), às 18h, na sala 213 da Unidade 1: Avenida Maria de Paula Santana 3815, Silvestre. Todas as pessoas que tenham algo a sugerir ou comentários a fazer relacionados à segurança pública na região terão chance de falar diretamente às autoridades.