Vestibular o que fazer

Vestibular o que fazer
Publicado em 18 de novembro de 2010

Sucesso profissional é determinado por escolhas corretas


* Administradora Larisse Loise dos Santos

Tão difícil quanto fazer uma prova de vestibular é escolher que vestibular fazer!

Não bastassem muito estudo e preparação, o vestibular acontece na pior época do ano para muitos: final de semestre escolar para quem está fazendo o ensino médio e final de ano para quem já está no mercado de trabalho, período em que muitas empresas aumentam seu ritmo de trabalho por conta das festividades e recessos de final de ano.

Aumenta também o estresse por causa das dúvidas sobre a profissão e onde estudar, o que não é bom para o candidato, pois, prejudica seu desempenho na prova e também a sua vida pessoal ou profissional.

Não vou entrar no mérito das técnicas de estudo, mas, sim, no campo da escolha.

Onde estudar? Faculdade pública ou particular? Meu diploma vale se eu estudar numa instituição particular? Estas são perguntas comuns entre os vestibulandos.

Você será selecionado pelo seu talento. Se uma empresa só olhar onde você estudou e nem entrevistá-lo ou pedir que faça um teste para trabalhar lá, fuja! Empresas sérias entrevistam e testam seus candidatos. Talento não é restrito ao nome da faculdade.

Procure informações junto ao MEC (Ministério da Educação) para ver se a instituição onde pretende estudar é reconhecida e faça o melhor, realizando estágios, cursos de extensão, participando de eventos e tudo o mais que a instituição oferecer.

Outra pergunta comum é: Quer curso que eu escolho? O primeiro passo é saber que a pergunta está errada! O certo é qual carreira seguir? Uma mesma carreira pode comportar formações acadêmicas diferentes. Às vezes o vestibulando pode, por exemplo, optar por um curso superior generalista e depois por uma pós-graduação complementando seu curso para atuar em uma área de que gosta com maior propriedade. Pode, ainda, apenas fazer um curso com formação específica.

Quais cursos eu poderia fazer para trabalhar com o que quero? Antes, é preciso saber se realmente você quer seguir aquela carreira. E a dica é: procure um profissional de sucesso na área que deseja atuar. Este profissional poderá desmistificar a carreira para você, contar as coisas boas e ruins – sim, toda profissão tem seu lado difícil! Aí, então, você pode pesar os prós e os contras da carreira e ver se realmente ela lhe agrada.

Não existe uma receita pronta para se descobrir tudo sobre determinada profissão. Contudo, segue uma sugestão de check-list para consultar o profissional da área que você escolheu:

1. Como é um dia da sua rotina profissional?
2. Em que medida você interage com outras pessoas durante o seu trabalho?
3. Você trabalha nos fins de semanas? Com que frequência?
4. Você pode fazer o próprio horário de trabalho?
5. Assim que me formar, quais serão os caminhos que poderei seguir na profissão? Quais cursos me propiciam a formação necessária para atuar neste ramo?
6. Ao entrar no mercado de trabalho, é melhor experimentar várias empresas de início ou já se estabelecer em um único emprego?
7. É necessário se atualizar permanentemente na sua profissão?
8. O que mais o decepcionou no exercício da profissão?
9. E o que mais o agradou ou surpreendeu de forma positiva?
10. É possível trabalhar como autônomo ou empresário na sua profissão ou a tendência é ser sempre empregado? Tem muitas possibilidades de concursos públicos na área?
11. Em sua opinião qual é o perfil ideal para um profissional dessa área? Ser criativo, extrovertido, ter facilidade com lógica...?
12. Qual é o maior desafio para o exercício da sua profissão?
13. Que habilidade é mais útil e necessária para o exercício da profissão?
14. Quanto tempo leva até conseguir alcançar certa estabilidade na carreira?
15. Você acha que o mercado está saturado nesta área ou ainda tem espaço para os bons profissionais?
16. Qual é a expectativa para o profissional desta área no Brasil? Realmente existe mercado de trabalho e o profissional brasileiro é bem visto pelas grandes empresas?
17. Qual é a diferença entre fazer um curso técnico, tecnólogo ou bacharelado oferecido nesta área em que quero atuar?

Depois de feita esta sondagem e é o momento de escolher a instituição onde você irá tentar vestibular. Sucesso nesta nova etapa da vida!

* Gestora dos cursos superiores de tecnologia em ‘Marketing’ e ‘Gestão de Empresas’ da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/8061cef8-a816-4259-a97f-af09cd070f57