No sábado (2), a Administradora Daiane Freitas, Gestora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas da Univiçosa, concedeu entrevista à radialista Sônia Santana, na Rádio Montanhesa, sobre atendimento ao cliente.
Ser o melhor no atendimento é simplesmente atender a necessidade do cliente. Quem sabe fazer isso bem, certamente é lembrado sempre. Quantas empresas estão preocupadas com o lucro e esquecem que quem dá o retorno para a empresa é o cliente?
Em um comércio no qual, cada vez mais, as empresas disputam a preferência de um mesmo cliente, em que a compra pela internet tem despontado como ponto de venda, a qualidade no atendimento se tornou fundamental.
Daiane Freitas convidou o ouvinte a refletir: “Os clientes se tornaram mais exigentes, estão mais informados e conscientes não só de seus direitos, como também da sua importância para o lucro de uma empresa. Quem não quer ser bem atendido? Você retorna a uma empresa onde foi mal atendido? Pra quantas pessoas você fala do mau atendimento?”
Pensando nisso, vários detalhes do atendimento ao cliente foram comentados, como o investimento do empresário em seus colaboradores e nos detalhes da própria empresa, e também a preparação do profissional/vendedor para efetuar a venda eficazmente e satisfazer o cliente.
“Os vendedores têm a oportunidade de criar valor no contato com o cliente. Para isto, ele tem que estar entusiasmado, motivado e disponível para ajudar o cliente a atingir seu objetivo. O vendedor precisa conhecer bem a empresa na qual trabalha bem como o produto ou serviços que vende. Precisa ouvir atentamente o cliente e esclarecer suas dúvidas. Também precisa se preocupar com a higiene pessoal. Precisa ler mais sobre atendimento, sobre os produtos que vende, precisa se preparar para atender”, aconselhou a Gestora da Univiçosa. “O coração de uma empresa é representado por seus colaboradores. É preciso atenção dos empresários àqueles que são o ponto de contato do cliente com sua empresa!”