Nesta segunda-feira (23), alunos do Curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa participaram de uma aula de campo na Serra de São Geraldo, como atividade da disciplina “Geologia”, com o professor Leonardo Vaz de Melo. O objetivo foi aprofundar o conteúdo da disciplina quanto ao processo de intemperismo e formação dos solos.
O local foi escolhido devido ao seu relevo mais acidentado em que o processo erosivo, favorecido pela força dos agentes naturais, fica mais evidente. No local também foram observados afloramentos de rocha e o processo de pedogênese, elementos dificilmente observáveis em Viçosa em função da profundidade dos solos.
Após o reconhecimento da paisagem, foi discutida a recuperação do trecho da BR 120 que atravessa a região: devido a fatores como solos rasos, relevo inclinado, velocidade de escoamento superficial da água e possíveis falhas geológicas, há sérias dificuldades de recuperação da estrada.
A aula de campo possibilitou aos alunos fazerem um diagnóstico ambiental da área e analisar uma situação-problema, elementos que complementam a formação teórica e contribuem significativamente para a formação profissional.