O Mozilla aproxima-se novamente do topo dos rankings de desempenho devido ao novo compilador JIT (Java Script Just in Time), chamado “JagerMonkey”, incluído no Firefox 4 Beta 7.
A Computer World/EUA realizou testes com a suite de medição SunSpider JavaScript, três vezes para cada browser, em um sistema com Windows Vista Business. O Opera 11 Alpha superou por pouco o Firefox 4 Beta 7, que ficou levemente acima do Chrome 8. Os resultados do Safari e do IE9 (Internet Explorer 9) colocaram os navegadores significativamente atrás dos três primeiros.
A nova versão do Firefox tem aceleração por hardware tanto no Windows quanto no Mac OS X, no suporte ao padrão gráfico WebGL 3D e nas fontes no formato OpenType.
De acordo com o professor de “Programação para Internet”, Dângelo Silva Miranda, do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, os navegadores estão em constante evolução para atender às necessidades de interatividade e desempenho exigidas pelo usuário.
“Deve-se prezar por códigos que facilitem o carregamento das páginas através da redução da troca de informações entre o navegador do usuário e o servidor”, diz Miranda.