Célber Limonge* e Isabella Werneck**
A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que consiste em utilizar os recursos de uma piscina preparada especialmente para este fim com medidas de profundidade, temperatura e um ambiente externo específicos, além de um profissional especializado para desempenhar esta atividade.
O fisioterapeuta é o profissional devidamente autorizado por lei a utilizar os princípios físicos da água com o intuito de reabilitação física em pacientes com distúrbios diversos, como doenças reumáticas (artrite reumatóide, osteoporose, osteoartrite∕osteoartrose, espondilite anquilosante, disfunções na coluna vertebral), ortopédicas (dores nos ombros, joelhos, lombalgias, traumas, entorses) e neurológicas (distrofia muscular, paralisia cerebral, sequelas pós-AVC).
A água ajuda os pacientes a realizar seus exercícios mais facilmente do que em terra. Isso ocorre porque o peso do paciente fica reduzido quando submerso devido à força de flutuação. Desta forma, mesmo pessoas com disfunções osteomioarticulares são capazes de executar os exercícios terapêuticos, podendo mover seus membros sem dor e com menor esforço.
Efeitos benéficos da hidroterapia:
- Alívio da dor e do espasmo muscular;
- Relaxamento;
- Aumento da circulação sanguínea;
- Melhora das condições da pele;
- Manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento;
- Reeducação dos músculos paralisados;
- Melhora da força muscular (desenvolvimento de força e resistência muscular);
- Melhora da atividade funcional da marcha;
- Melhora das condições psicológicas do paciente;
- Máxima independência funcional.
Os atendimentos de Hidroterapia estão disponíveis para a comunidade na Clínica Escola da Univiçosa, podendo ser agendados pelo telefone 3899 8042.
* Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa / *Fisioterapeuta da Clínica Escola