Sábado 20 de setembro foi o Dia Nacional da Responsabilidade Social das instituições particulares de ensino superior, iniciativa da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior). Pela quinta vez seguida, a Univiçosa participou da mobilização. Neste ano, a ABMES adotou um modelo diferente, com ações durante toda a semana. Entre segunda e sexta-feira, o coordenador de extensão da Univiçosa, Professor Marcelo Dias da Silva, programou palestras na Escola Estadual “Alice Loureiro”, no bairro Silvestre; no salão paroquial da matriz no mesmo bairro; e na unidade 1 da Univiçosa. No sábado, ocorreu a Feira da Cidadania, no pátio Feira Kar, no bairro João Braz.
“Todos os resultados foram muito positivos, mas especialmente a Feira da Cidadania atendeu cerca de 200 pessoas, entre adultos, jovens, crianças e idosos”, avalia Marcelo Dias. “Foi mais uma oportunidade de promovemos educação para a saúde e orientando sobre tintas e tipos de pinturas de edificações, apoio a micro e pequenas empresas, instruções para produção de amaciante, sabão liquido e cera, área de lazer para as crianças, lanches com salada de frutas, cachorro quente, pipoca, corte de cabelo, dentre outras ações”.
A iniciativa teve o apoio da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), Prefeitura Municipal de Viçosa e das Unidades de Saúde da Família de Silvestre e João Braz.
Nutrição
Uma das atividades da Semana da Responsabilidade Social da Univiçosa ocorreu na última quinta-feira (18), na Escola Estadual Alice Loureiro. Alunas do curso de Nutrição que fazem parte do Projeto Uninasf ministraram palestra para os alunos do 4 ano, com idades entre 9 e 10 anos, sobre “Alimentação Saudável em Casa e na Escola”. Utilizando a Pirâmide Alimentar, elas explicaram a importância de cada grupo de alimentos e a quantidade diária recomendada para consumo. Também foram discutidos os lanches que as crianças levam para a escola, muitas vezes ricos em gorduras, açúcares e sódio. As alunas sugeriram ideias de lanches mais baratos e saudáveis.
Na Feira de Responsabilidade Social, sábado, a equipe do curso de Nutrição realizou pesagem, medida da altura e de circunferência da cintura. Cada pessoa atendida foi informada de seu estado nutricional de acordo com a faixa etária. O grupo aproveitou para orientar sobre alimentação saudável e divulgar o atendimento nutricional realizado na Uniclínica.
Gestão Ambiental
Na Feira de Cidadania, alunos dos cursos de Engenharia Química, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental, coordenadores pelas gestoras Daniella Sette e Cristiane Pires e pela professora Svetlana Fialho Soria Galvarro orientaram o público sobre a maneira correta de reciclar o óleo utilizado na cozinha para a fabricação do sabão ecológico. Também informaram sobre maneiras adequadas de destinar pilhas e baterias. A grande novidade foi a produção de amaciante caseiro, fabricado de forma sustentável. O público aprendeu o processo de fabricação do amaciante ecológico e o sabão.
Administração e Gestão de Empresas
Os Cursos de Administração e Gestão de Empresas (Processos Gerenciais) participaram da Feira de sábado informando a comunidade sobre as possibilidades de gestão do próprio negócio, abertura de novo negócio e Microempreendedor Individual, dentre outros conhecimentos da área de Gestão. Coordenados pela professora Ronise Suzuki, os alunos participaram distribuindo cartilhas e orientando o público.
Na segunda-feira dia 15, a professora Ana Cláudia Silva, ministrou palestra sobre Orçamento Familiar no salão paroquial da Igreja Matriz de Silvestre, às 14h30. Presentes, donas de casa e aposentados. A palestra começou com uma dinâmica de grupo “quebra gelo” para deixar os participantes à vontade. A professora apresentou o conceito de orçamento familiar e sua importância na formação das famílias, bem como o conceito da composição das receitas e despesas para apuração do saldo, ou seja, o que sobra da diferença entre receitas e despesas, além de orientações sobre retenção de gastos e as possíveis formas de investimentos e aplicações que as pessoas físicas podem utilizar, dicas para evitar o aperto financeiro — mau uso dos cartões de crédito, o consumo em excesso, aquisição de vários empréstimos bancários, dentre outros.
Medicina Veterinária
Na quarta-feira (17), a gestora do curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, esteve na Escola Estadual “Alice Loureiro”, no bairro de Silvestre, realizando atividades com a turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, e ministrou a palestra “Bicho Geográfico”.
“Como são crianças, desenvolvi uma atividade lúdica, uma espécie de teatro, e elas participaram ativamente. Falei sobre as Zoonoses e a importância de não andar descalço, expliquei sobre as verminoses em cães e gatos, as razões para recolher as fezes desses animais nas ruas e não brincar em areia nas ruas”.
Psicologia
Umas das grandes certezas na vida é que todos nós ficamos deprimidos, uns mais, outros menos. Para a maioria, a fase depressiva passa rápido. Nessas circunstâncias, são usuais expressões como estar “na fossa” ou em uma “depressão normal”.
No entanto, pesquisas mostram que 1 em cada 4 mulheres e 1 em cada 6 homens irão, em algum momento da vida, sofrer uma crise de depressão clínica. É o “fundo do poço” ou um estado mais severo e persistente, podendo durar semanas ou anos. Acontece em todas as idades e classes sociais!
Há muitas maneiras de tratar a depressão, mas não existe uma solução rápida. Remédios podem ser importantes para alguns. Outros preferirão fazer exercícios ou escrever um diário. Ser emocionalmente sincero com os amigos próximos e a família pode salvar a vida de uma pessoa deprimida. Aprender a não ter medo da depressão, descansar e acalmar a mente pode fortalecer muito.
Esta temática foi o centro das reflexões feitas num encontro interativo de representantes da Univiçosa com membros da comunidade de Silvestre na última sexta-feira (19), no Salão Paroquial da Silvestre, experiência bem prática e satisfatória para o psicólogo comunitário que gosta de trabalhar em grupo.
Sob a supervisão da Professora Maria Tereza Brandi (Estágio Supervisionado) e com o apoio de Layza Sayid, coordenadora geral do PSF de Silvestre, o evento foi uma das atividades da semana especial da “Campanha Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”.