Moacir Carreta Jr., Professor do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa/Esuv
Muitas são as aves que não apresentam diferenças externas para auxiliar na identificação do gênero. Como exemplos podemos citar várias espécies de papagaios, araras, periquitos, ringnecks, cacatuas e calopsitas, dentre outras.
A determinação do gênero de aves pode ser realizada através de forma cirúrgica (endoscopia) ou por exames de DNA – sexagem de aves por DNA. Esta ferramenta apresenta uma série de vantagens, dentre elas o baixo custo.
Comparando os exames tradicionais como a endoscopia, a sexagem através de DNA apresenta as seguintes vantagens:
- Diminui o risco de machucar as aves;
- Não há necessidade de transportar o animal (sem estresse por transporte);
- Pode ser feito em qualquer idade (ideal para sexagem de filhotes);
- É confiável devido ao uso de alta tecnologia;
- Para cada análise são necessárias somente 2 peninhas novas ou 4 penas de bulbo seco, uma gotinha de sangue coletada em nossos kits ou somente pedaços de casca de ovo coletadas após o nascimento.
O Hospital Veterinário da Univiçosa, em parceria com o Grupo São Camilo - Medicina Diagnóstica, está oferecendo esse serviço juntamente com o serviço de atendimento a animais silvestres e exóticos.
Além destes serviços, também está sendo disponibilizada uma grande lista de exames para melhor conhecimento da saúde do animal quanto a doenças que podem não estar aparentes nele mas que são de preocupação tanto para a saúde do próprio animal quanto para a saúde humana.