Estruturado em novembro de 2010, o Núcleo do Projeto Rondon da Univiçosa surgiu com uma proposta extensionista de levar a diante o conhecimento existente na matriz curricular dos estudantes. Atendendo ao chamado de um edital lançado pelo Ministério da Defesa nesse período, foi feita a implantação de medidas por iniciativa da Diretora da Faculdade, Adriana Cambuí, para tornar possível a candidatura dos membros do Núcleo de Pesquisa e Extensão da instituição em operações do Projeto. Esta é uma das reportagens da UniNotícias #15, que tem, como matéria capa, o sucesso do Programa de Estágios da Univiçosa e mensagens dos formandos que colaram grau em 10 de agosto.
Coordenado pelo Professor Sérgio Domingues, a proposta do Projeto Rondon articulado na Univiçosa conta com a participação dos Professores Rogério Pinto, Marcelo Dias, Cristiane Pires, Érica Nascif, Luciana Moraes e dentre outros colaboradores para se candidatarem às operações do programa que acontecem semestralmente nos meses de Janeiro e Julho.
A elaboração do Projeto a nível institucional foi idealizado pelos próprios Professores da Faculdade e coincidiu com os primeiros resultados de trabalhos de extensão já desenvolvidos na Instituição. Segundo o Coordenador do Núcleo, Sérgio, esse é um bom momento para que trabalhos nos moldes do Rondon sejam feitos. Apesar das poucas vagas ofertadas ao grande número de instituições de Ensino Superior que possuem o interesse em participar, a Univiçosa investiu em ações para preparar previamente os alunos a essa experiência.
Gestores têm sido solicitados a selecionar alguns alunos para serem colaboradores e com a entrada da Gestora Cristiane Pires, do curso de Gestão Ambiental, mudanças organizacionais foram feitas com o objetivo de unificar e recriar estratégias de fortalecimento das atividades de extensão. Neste mês de agosto, há a proposta de oito acadêmicos dos vários cursos da instituição serem convidados a participar de um “Pré-Rondon”. Sérgio Domingues afirma que essa espécie de Projeto-piloto, aconteceria dentro da própria cidade de Viçosa e municípios adjacentes, com o objetivo de criar condições para o aluno estar preparado caso a Univiçosa seja contemplada com o programa. Neste sentido, o aluno já participaria de ações voluntárias, contribuindo com a experiência do que é extensão universitária.
Sobre a importância do estágio e atividades de extensão para a formação do aluno, Sérgio complementa: “Eu percebo uma convergência muito significativa entre estágio, um campo onde se exerce algo daquilo que se aprendeu em contexto e as atividades de extensão. Em ambas as atividades, o que vai prevalecer não é o saber do acadêmico, mas sim essa troca recíproca, esse movimento dialético entre o campo e a cultura da população”.
Membro do Núcleo que envolve a Comissão de Docentes para o Projeto, o Professor Rogério Pinto aponta o conhecimento como base para a integração social do Rondon: “O Projeto Rondon hoje, uma das linhas que tem sido pensada dentro da extensão da Univiçosa, vem diferenciar um pouco aquilo que a gente busca em termos de extensão. Por isso, eu acho que a Univiçosa acertou muito, tendo hoje dentro do nosso Campus, o desenvolvimento do Rondon que desenvolve várias ações no Brasil inteiro”. Além disso, Rogério ainda cita as Feiras de Saúde como uma das iniciativas de maior destaque na Faculdade em extensão.