Depois do sucesso das feiras em Porto Firme (MG) em 2009 e 2010, a Univiçosa repetiu a parceria com a Prefeitura local neste sábado (13) e participou da Feira da Saúde. O evento ocorreu entre 8h e 13h e contou com a participação de todos os cursos de saúde da Faculdade.
Para a Gestora do Curso de Psicologia, Ângela Figueira, as alunas tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas de algumas teorias aprendidas em sala de aula. “Um dos objetivos do nosso curso é promover a interdisciplinaridade, entendendo que a atenção a saúde deve ser integral. Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora ter esse contato com a população e poder promover e divulgar o trabalho do psicólogo”, afirma a acadêmica Luisa Mijolary.
Acadêmicos de Farmácia, coordenados pela Professora Adriane Franco, realizaram exames de glicemia e tipagem sanguinea em 200 pessoas. Outro serviço muito procurado foi o estande de Enfermagem coordenado pela Professora Luciana Morais, onde os alunos aferiram pressão e distribuíram folderes e cartilhas de saúde. Acadêmicos de Nutrição atenderam e orientaram dezenas de pessoas, inclusive expressivo grupos de mães e filhos, gestantes, hipertensos e diabéticos. Houve, ainda, atendimentos de Fisioterapia e Medicina Veterinária.
A equipe da Prefeitura de Porto Firme foi coordenada pelo Secretário Municipal de Saúde, Reginaldo Barbosa; pelo Enfermeiro João Rodrigo de Oliveira [graduado pela Univiçosa]; e a pela Cirurgiã Dentista Rozilene Mesquita Ciconelli Moreira.
No total, foram cerca de 500 atendimentos.
“Um exemplo da importância destas atividades foi um senhor idoso e descalço que perguntou se poderia ser atendido, pois não estava com documentos ou dinheiro. Para os nossos alunos é a oportunidade de praticar o que aprendeu na instituição e dar uma contribuição às camadas mais necessitadas da população, sempre devidamente orientados por profissionais da Faculdade”, afirma o Professor Marcelo Dias da Silva, coordenador de extensão da Univiçosa.
Nesta quarta edição da Feira, um caminhão do SESC/MG (Serviço Social do Comércio) também promoveu educação para a saúde. Houve gincanas para as crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, realização de exames e atendimentos diversos. Os acadêmicos interagiram com profissionais do município e do SESC.