Elenice Dias: Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva de Adultos e em Saúde do Trabalhador. Professora do Curso de Enfermagem da Univiçosa
A Enfermagem do Trabalho pode ser entendida como cuidados adotados pelas empresas visando à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Em sua formação, o Enfermeiro do Trabalho estuda diversas disciplinas como Higiene e Biossegurança, Prevenção e Controle de Riscos, Equipamentos e Instalações, Comunicação e Treinamento, Administração Aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerenciamento de Riscos.
De acordo com o Código Brasileiro de ocupações (CBO), o Enfermeiro do Trabalho estuda as condições de segurança e de perigo de uma empresa, observando locais de trabalho e identificando as necessidades do ambiente, higiene e melhoria do trabalho, sempre com o apoio da equipe do serviço.
Outros aspectos da atividade:
- Elabora e executa plano e programa de proteção à saúde dos funcionários;
- Executa e avalia programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não profissionais;
- Analisa os fatores de insalubridade, riscos e condições de trabalho do menor e da mulher, propiciando a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores;
- Elabora e executa plano e programa de proteção à saúde dos funcionários;
- Executa e avalia programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não profissionais;
- Analisa os fatores de insalubridade, riscos e condições de trabalho do menor e da mulher, propiciando a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores;
- Presta os primeiros socorros no local de trabalho em caso de acidente ou doença, administra medicamentos, realiza curativo e imobilizações, para posterior atendimento médico adequado, reduzindo as consequências e proporcionando apoio e conforto ao funcionário acidentado ou enfermo;
- Elabora, executa, supervisiona e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, controlando sinais vitais, coletando material para exames laboratorial, vacinação e outros tratamentos, para reduzir o absenteísmo profissional;
- Organiza e administra o setor de enfermagem da empresa, provendo pessoal e material necessário, treinando e supervisionando auxiliares de enfermagem do trabalho, atendentes e outros, para promover o atendimento adequado as necessidades de saúde do trabalhador.
- Treina trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes;
- Planeja e executa programas de educação sanitária, divulgando conhecimento e estimulando a aquisição de hábitos sadios, prevenindo doenças profissionais, mantendo cadastros atualizados, preparando informes
- Para subsídios processuais nos pedidos de indenização e orientando em problemas de prevenção de doenças profissionais.
A enfermagem do trabalho surgiu junto as primeiras leis de acidente de trabalho, na Alemanha em 1884. Iniciou-se no Brasil por meio do decreto legislativo n 3.724 de 15 de Janeiro de 1919.