Profissionais formados especificamente para lidar com o meio ambiente estão entre os mais procurados pelo mercado de trabalho. A remuneração é um dos principais atrativos.
O mercado em constante mudança valoriza a sustentabilidade e os profissionais da área ambiental estão no centro das atenções de quem contrata. É o que aponta estudo realizado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).
A pesquisa ouviu executivos de recursos humanos de 402 empresas em todo o Brasil. Juntas, essas empresas têm 2,2 milhões de funcionários. 59% delas pretendem contratar mais profissionais da área ambiental até 2020.
Quase 7% dos empregos formais no país são dos ditos “empregos verdes” — 6,6%. Entre 2006 e 2010 o crescimento foi de aproximadamente 27%. Gestor Ambiental e Engenheiro Ambiental — graduações oferecidas pela Univiçosa/Esuv, aparecem na lista de profissionais mais valorizados junto com biotecnologista, técnico ambiental e engenheiro florestal.
Cantionílio Braz Fernandes Junior, graduando em Gestão Ambiental pela Univiçosa diz que, quando escolheu o Curso, na imaginava que pudesse ser tão enriquecedor. “Com o auxílio de grandes profissionais acadêmicos, tive a oportunidade de presenciar e conhecer maneiras de produzir de forma a não degradar o meio ambiente e em alguns casos ate recuperar áreas degradadas. É possível sim, explorarmos o que a natureza tem a nos oferecer sem prejudicar o meio ambiente”.