Novos acadêmicos de cursos noturnos são recepcionados com palestras

Novos acadêmicos de cursos noturnos são recepcionados com palestras
Publicado em 12 de fevereiro de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

Parte da programação realizada na manhã desta segunda-feira (11), para recepcionar os calouros dos cursos diurnos, foi repetida à noite, nas boas-vindas aos novos estudantes dos cursos superiores de curta duração. Presentes, nos dois auditórios, cerca de 200 estudantes de Marketing, Gestão Ambiental, Redes de Computadores, Sistemas para Internet/Comércio Eletrônico e Processos Gerenciais/Gestão de Pequenas e Médias Empresas, recebidos na Faculdade pelos diretores Antônio Lima Bandeira (Geral), Per Christian Braathen (Acadêmico) e Evaldo Zeferino Rodrigues (Administrativo), pelos coordenadores dos cursos e servidores técnico-administrativos. Falaram aos estudantes, Antônio Bandeira e Per Christian, além do Professor Cristiano Gomide Cabral, em palestra sobre inovações tecnológicas. 

Reafirmando o que disse pela manhã aos estudantes dos cursos de Saúde, Antônio Bandeira destacou a entrada dos novos estudantes no cenário diferenciado do ensino superior, onde a busca pela informação e pelo conhecimento encontra o suporte de professores especialistas, mestres e doutores e de uma completa infra-estrutura de pessoal e equipamentos. Com isso, o aprendizado adquirido na Faculdade irá possibilitar a formação de profissionais conscientes, participativos, éticos e socialmente responsáveis, prontos para multiplicar continuamente o conhecimento em benefício da sociedade. 

O Professor Per Christian também reforçou, à noite, seu pronunciamento da manhã, sobre o compromisso da Faculdade com o princípio construtivista em que alunos e professores, juntos, constroem e reconstroem o conhecimento constantemente, sustentando que, aqui, se promove a aprendizagem significativa [aquela que gera resultados concretos e consolida o saber, diferentemente da aprendizagem mecânica, na qual a pessoa simplesmente decora informações para obter um bom resultado na prova]. 

Em sua palestra, o Professor Cristiano Cabral desafiou os novos estudantes dos cursos noturnos da Faculdade a vencerem o cansaço — a grande maioria trabalha o dia todo — e os convidou a construírem a própria história, especialmente a partir desse novo acontecimento: a entrada no curso superior de curta duração. “E preciso aproveitar bem o tempo, que não é reciclável. O minuto que passou não pode mais ser recuperado e cada instante deve ser utilizado para produzir coisas boas”, disse. Traçando um paralelo entre o desenvolvimento de novas tecnologias e a evolução do ser humano — desde o domínio das técnicas agrícolas até o microchip, Cabral mostrou que, cada vez mais, diminui o tempo entre as novidades tecnológicas e o profissional deste novo mundo deve se esforçar o tempo todo para adquirir e aprimorar seus conhecimentos porque a disputa pelo mercado de trabalho é acirrada e o sistema é altamente seletivo, abrigando somente os que têm competência, que se adquire com uma formação sólida e de qualidade. 

Hoje, os novos acadêmicos terão aulas normalmente.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/709fcb95-18d9-4cd0-87b6-55014a56ec94