Dia do Nutricionista eventos na Univiçosa alertam para fome no mundo

Dia do Nutricionista eventos na Univiçosa alertam para fome no mundo
Publicado em 31 de agosto de 2010

Plantio de árvore

 
Esta terça-feira, 31 de Agosto, tem programação especial na Univiçosa pelo Dia do Nutricionista. Por iniciativa do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantido pela Univiçosa, estão acontecendo eventos especiais.
 
De 9h30 às 9h50, no hall do primeiro piso do Pavilhão 1 de Aulas, houve exposição de trabalhos, apresentação de clipes e fotos e orientação nutricional para a comunidade acadêmica – alunos, professores e servidores, além do início da campanha de arrecadação de alimentos.
  
Às 11h, acadêmicos de Nutrição e de outros cursos, acompanhados de professores e gestores, plantaram uma muda de ipê em homenagem póstuma a Lorenna Couto de Moraes, que faleceu em julho.
 
Às 18h, na Sala 213, o Nutricionista Wander Lopes Pereira, Mestre em Química Agrícola e Doutorando em “Bioquímica” pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), ministra a palestra “Caquexia do Câncer: Conceitos e Implicações Bioquímicas”. Para assistir à palestra bastará doar um quilo de alimento.
 
Na mobilização de hoje foi levantada a questão da fome sob dois aspectos: em decorrência da falta de acesso aos alimentos e a fome como resultado falta de vontade de comer devida a transtornos alimentares.  
 
Mobilização contra a fome
 
Sobre o início da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis, a Nutricionista Luiza Carla Vidigal Castro, Gestora do Curso de Nutrição da Univiçosa, comenta: “Sabemos que a arrecadação de alimentos não resolverá a fome no mundo, mas esperamos que as pessoas se sensibilizem para a situação pela qual está passando o nosso planeta”.
 
A FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) está com a campanha mundial “1billionhungry” – um bilhão de pessoas com fome, e já conta com a adesão de mais de 400 mil pessoas à petição dirigida aos líderes mundiais para eleger a erradicação da fome como prioridade. O documento eletrônico pode se encontrado no site da FAO.
 
No Brasil, houve importantes avanços institucionais na luta recente contra a fome, dentre os quais a garantia do acesso à alimentação entre os direitos sociais assegurados na Constituição, além da promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e da lei que determina que 30% dos produtos que abastecem a merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/6e51bc9f-2eb3-441e-9263-b9d744448616