Professora Waleska de Melo Ferreira Dantas [Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa: Empreendedorismo e Marketing Veterinário]
Dentre as diversas formas de atuação do Médico Veterinário, estamos vivendo uma época em que o “mundo pet” vem se tornando cada dia mais presente na vida das pessoas. O número crescente de aquisições de animais de estimação tem estimulado este segmento da Medicina Veterinária a inovar e, muitas vezes, até revolucionar este mercado.
Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 98 milhões de animais de estimação e este é um mercado que vem se tornando cada dia mais promissor no que diz respeito a serviços e produtos.
É importante enfatizar que este mercado está mais exigente e procura serviços e produtos de boa qualidade a fim de satisfazer seus bichinhos. Com isso, os médicos veterinários estão procurando se adequar a essas novas tendências e a recomendação é que se especializem em diversas áreas: acupuntura, fisioterapia, recreação e lazer e até em psicologia dos pets mais amados e queridos pelos seus proprietários.
É importante que nossos alunos possam reconhecer essas oportunidades e, quem sabe, no futuro, atuem de forma significativa em um desses segmentos do mercado que, ano após ano, vem se tornando um ramo de geração de empregos e fortalecimento de atuação do Médico Veterinário.