Em sua quarta edição, o Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto renova seu principal objetivo e reúne estudantes e profissionais das áreas das Ciências Farmacêuticas, de 15 a 19 de abril, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal (UFOP). Um dos trabalhos selecionados é da Univiçosa/Esuv e foi conduzido dentro do Grupo de Pesquisa Fitofármacos, sob a orientação do professores Ricardo Antônio Zatti (Gestor do Curso de Farmácia) e Camilo Amaro de Carvalho (Coordenador do Fitofármacos).
“Atividade antibacteriana de extratos de Eupatoriummaximilliani frente à Stafilococcus aureus”, das alunas Mariana Saraiva Sousa e Sara Mendes Pereira, do Curso de Farmácia da Univiçosa/Esuv, foi aprovado com nota 8 para apresentação. Resultado do projeto de iniciação científica de 2012/2, o projeto está em andamento; novas frações cromatográficas estão sendo testadas frente a uma variedade de microrganismos causadores de infecções oportunistas.
Segundo Camilo Amaro de Carvalho, os resultados demonstram que a espécie é uma potencial fonte de agentes antibacterianos. Entretanto, a escolha do solvente, o método de extração e o meio de crescimento bacteriano devem ser considerados. “Os dados evidenciados motivam posteriores estudos para o isolamento e identificação dos princípios ativos responsáveis pela atividade antibacteriana que podem ser usadas na indústria farmacêutica, em razão do grande número de resistência às drogas antibacterianas já existentes”, explica o professor.