De olho no crescimento econômico do Brasil MEC aposta na formação de tecnólogos

De olho no crescimento econômico do Brasil MEC aposta na formação de tecnólogos
Publicado em 05 de outubro de 2010

Univiçosa é sinônimo de qualidade no ensino superior

No mês de maio, durante o Seminário Internacional de Cursos Superiores de Tecnologia, em Brasília, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que o Brasil deve concentrar todos os seus esforços para alcançar a meta de 10 milhões de universitários na próxima década. “Já estamos criando um paradigma de qualidade com a Universidade Aberta do Brasil e com os institutos federais de educação, ciência e tecnologia”, salientou Haddad.

De acordo com o censo da educação superior de 2008, medição mais recente feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), há 5.080.056 matrículas na graduação presencial, sendo 412.027 em cursos de tecnologia. Cursos superiores de tecnologia, como os mantidos pela Univiçosa, chegam a 4.355.

Haddad também lembrou que tramita no Congresso Nacional projeto de lei que regulamenta a profissão de tecnólogo. A regulamentação levará a um aumento na procura dos jovens por cursos superiores de tecnologia, além de dar sustentação ao tecnólogo no mercado de trabalho. “Nosso esforço, hoje, é para dar mais visibilidade a esse tipo de curso. Em alguns países desenvolvidos, os cursos de tecnologia respondem por mais de 50% da oferta no nível superior”, exemplificou o ministro.


No encontro de maio foi lançada a nova edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. São seis no eixo tecnológico-militar, três no de segurança e um no de apoio educacional. O catálogo orienta instituições e estudantes sobre o teor e a infraestrutura de cada formação.

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, ressaltou que os cursos de tecnologia são os que mais crescem no país. Nos últimos oito anos, aumentaram em 300%. Hoje, representam 17% do total da oferta na educação superior brasileira. “Isso coincide com um momento especial no país: aumentou a oferta de emprego, o nível de crescimento econômico e a falta de mão de obra qualificada em inúmeras profissões”, destacou. “Com a formação qualificada de novos profissionais, logo daremos conta de suprir essa demanda.”

A Univiçosa e a formação de tecnólogos.

Sabendo de todas essas possibilidades, a Univiçosa é pioneira regional entre as instituições particulares de ensino superior no segmento dos cursos tecnológicos, oferecendo a modalidade desde julho de 2007.

"A profissão do tecnólogo tem ganhado cada vez mais espaço e respeito no mercado de trabalho. São profissionais altamente preparados para atuar em diversos segmentos empresariais e muitos já possuem uma experiência profissional, contribuindo consideravelmente em seu desempenho acadêmico. A Univiçosa oferece disciplinas alinhadas à realidade organizacional, proporcionado ensino de qualidade e coerente com as inovações tecnológicas", afirma a Diretora da Faculdade, Adriana Silva Fialho Cambuí.
 


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/67737fb8-c779-4d94-a51f-3ff5ad69960b