O Grupo de Estudos em Saúde e Enfermagem (GESEN) foi pioneiro em pesquisa e extensão da Univiçosa, iniciando suas atividades em 2008, por meio de apresentações de trabalhos técnico científicos em plenárias e ações de extensão à população de Viçosa e seu entorno em Feiras de Cidadania, com parceiros importantes como Rotary Club, Banco do Brasil, Lions Club, Polícia Militar de Minas Gerais, FUNASA, Pastoral da Criança, Programa Saúde da Família de vários bairros de Viçosa e Região, Prefeituras Municipais, e outros órgãos.
Desde o início de suas atividades o grupo representava a Faculdade em suas ações de extensão. Também, o Grupo se destacou pelas várias publicações e treinamento de alunos, que depois de formados deram continuidade a seus estudos. Como a própria professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, Coordenadora da Linha e Pesquisa “Saúde da Criança e do Adolescente”, que em sua graduação na Univiçosa participou da primeira edição do GESEN, tendo depois de formada, cursado pós-graduação em Saúde Pública pela Univiçosa e Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa.
Para o Coordenador do Grupo, Professor Rogério Pinto, “há uma sensação de felicidade e alegria, em poder retomar o trabalho de um grupo que gerou inúmeros pesquisadores e profissionais diferenciados na área da saúde”.
É neste sentido que a linha de estudos em Saúde da Criança e do Adolescente proposta dentro do GESEN, deverá auxiliar na preparação dos acadêmicos, pois, espera-se que estes desenvolvam maior capacidade de criticar, ponderar e agir mediante um desafio prático e ou teórico de sua vida profissional. Este diferencial na formação do aluno participante deverá habilita-lo para as práticas em pesquisa e extensão, além das práticas de ensino. Isto, por que há uma necessidade de formar um profissional diferenciado, detentor de conhecimentos interdisciplinares.
Segundo a Professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, a linha de Pesquisa e Extensão “Saúde da Criança e do Adolescente” terá como objetivo principal discutir e desenvolver estudos e pesquisas sobre o processo saúde-doença e cuidado de recém-nascidos, crianças, adolescentes e suas famílias nos diferentes níveis de atenção à saúde. Estes debates permitirão promover a articulação entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, desenvolvendo conhecimentos e tecnologias para o cuidado de enfermagem ao recém-nascido, à criança e ao adolescente e suas famílias.
De acordo com o Professor Leonardo Santana Rocha, Gestor do curso de enfermagem, “é com grande satisfação que vejo a retomada dos trabalhos do grupo, que proporciona aos alunos a oportunidade de aprimorarem seu currículo profissional, saindo na frente no mercado de trabalho, e abrindo portas promissoras, como já aconteceram algumas vezes com egressos do nosso curso”.