Univiçosa é parceira da UFV em projeto de Educação à Distância

Univiçosa é parceira da UFV em projeto de Educação à Distância
Publicado em 11 de setembro de 2014

Professores e Gestores da Univiçosa em treinamento na UFV

Graças a uma parceria com a CEAD/UFV (Coordenadoria de Educação Aberta à Distância da Universidade Federal de Viçosa), a Univiçosa está sendo beneficiada com transferência de tecnologia e de experiência para atuar em Ensino à Distância (EaD).

Mais de 20 professores e gestores da Univiçosa estão participando de um treinamento promovido pela CEAD. No primeiro dia de treinamento, as atividades foram conduzidas pelo Professor Frederico José Vieira Passos, Coordenador da CEAD.

O programa do treinamento prevê o domínio de técnicas de elaboração de materiais didáticos (apostilas e slides narrados), utilização de quadro eletrônico em EaD e produção de tutoriais.

Para o Coordenador Pedagógico da Univiçosa, Professor Rogério Pinto, fazer a capacitação para EaD vai permitir à equipe de professores e gestores da Univiçosa se inserir nesse novo contexto da educação, “que deve ser mediada pelas tecnologias de informação e comunicação. Essa modificação no processo de ensino-aprendizagem vem atender as novas demandas de um púbico diferenciado, também conhecido como ‘nativo digital’. O Professor cita dados do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira, revelando que 1/3 do crescimento das matrículas no ensino superior entre 2003 e 2013 se deve aos cursos de educação à distância, majoritariamente na rede privada. O número de estudantes na modalidade subiu de 49.911 em 2003 para 1.153.572 em 2013. Desse total, quase 1 milhão, ou 86,6%, estão matriculados em instituições particulares. “Essa informação corrobora aquela apresentada pela Blackboard, uma das maiores empresas do ramo educacional do mundo, no Seminário ‘Encontro de Lideranças: Desafios da Educação’ pelo Presidente Jay Bhatt dando conta de que, no mundo, 85% dos estudantes utilizam modelos flexíveis de aprendizado, diferenciando-se do tradicional quadro e giz”, explica.

O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, considera que novos tempos exigem sempre novas estratégias. “Nós sempre buscamos estar à frente, tendo a qualidade de ensino como padrão em todas as nossas ações. A utilização das mais avançadas tecnologias de comunicação para eliminar barreiras geográficas nos permitirá alcançar quem está distante e tem o desejo de estudar na Univiçosa”.

A capacitação de professores e gestores da Univiçosa na UFV terá duração de 6 semanas.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/67596960-128f-4faa-9656-0f8ba5e29fca