PROJETO RONDON UNIVIÇOSA INCORPORA PESQUISA PREMIADA NO I CONHECER

PROJETO RONDON UNIVIÇOSA INCORPORA PESQUISA PREMIADA NO I CONHECER
Publicado em 16 de outubro de 2012

Professor Sérgio Domingues

O Coordenador do Núcleo do Projeto Rondon na Univiçosa/Esuv, Professor Sergio Domingues, anunciou que a pesquisa vencedora do I Conhecer foi incorporada às ações propostas pela Instituição ao Ministério da Defesa para as ações de janeiro de 2013 do Projeto Rondon. O trabalho vencedor foi: “Código de Conduta do Aluno”, escrito pelos estudantes Diego Crispim, Sara Fialho e Thiago Itaborahy, e orientado pela Professora Angélica Ferreira, da Escola Estadual “Dr. Mariano da Rocha”, de Teixeiras (MG).

Segundo o professor Sergio Domingues, o interesse surgiu porque o Projeto se caracteriza por apresentar forte contribuição na resolução de um grave problema das escolas: a indisciplina. “Hoje o maior entrave na educação, segundo pesquisas internacionais é a questão disciplinar”, diz. Como psicólogo, o professor atua na área das teorias psicológicas da aprendizagem e educação, por isto surgiu o imediato interesse em conhecer melhor o projeto. Esta possibilidade se concretizou com a ida à escola, juntamente com o professor Rogério Pinto, membro do Núcleo de Projeto Rondon na Univiçosa/Esuv e um dos avaliadores do I Conhecer. “Fomos prontamente atendidos pela Diretora da Escola e pela Professora Coordenadora do Projeto. Ficamos maravilhados com o trabalho desenvolvido, e percebemos que o Projeto era muito mais amplo e de maior importância do que julgávamos”, comenta Sérgio Domingues.

O Professor considera ainda que o projeto trata da aplicação pratica da Teoria Construtivista de Jean Piaget, atualmente aplicada a questões pedagógicas pela Professora Silvia Parrat-Dayan (Universidade de Genebra), ex aluna e assistente de Piaget. Neste projeto, os alunos e sua orientadora propuseram toda uma transformação na comunidade escolar. A mobilização, transformação e envolvimento dos alunos e professores após a implantação do projeto foram bem descritos pelas professoras. Pode-se constatar “in loco” que o projeto já estava se consolidando. Seu ineditismo trouxe manchete inclusive no jornal “Estado de Minas” e, atualmente consta no Blog da Educação de Minas Gerais. Por representar uma novidade no segmento educacional, a escola também deverá ser tema de reportagem na Rede Globo, em um programa dedicado à cidadania e educação, exibido aos sábados em rede nacional, de acordo com a Diretora. O grupo também foi indicado pela Superintendência de Educação de Minas Gerais para concorrer a outro premio educacional.

“Os avaliadores do I Conhecer foram felizes na escolha, pois, sem saber de todas estas conquistas e destaques na mídia, julgaram o trabalho merecedor do primeiro lugar. O próximo passo já foi dado, o de incorporar este projeto em nossas ações, o que irá contribuir e muito, com a adequação de nossa proposta em um dos eixos temáticos obrigatórios de serem cumpridos no Projeto Rondon e um dos eixos de extensão do MEC: a educação”, conclui Sérgio Domingues.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/66fa6dfd-d4cd-427d-a85a-7760e89808ad