Entre os dias 6 e 8 de abril a Universidade Federal de Ouro Preto realizou o XXXIV Encontro Anual “Helena Antipoff” com o tema Psicologia, Educação e o Debate Ambiental, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana (MG). Paralelamente ocorreu o XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.
O professor Sérgio Domingues, do curso de Psicologia da Univiçosa, membro do Comitê Científico do evento apresentou os trabalhos: “O conceito de ambiente na obra de B. F. Skinner: contribuições para a Psicologia Ambiental” e “Atuação do Psicólogo Escolar na Educação Integral: Possibilidades e Perspectivas”, tendo atuado também na coordenação de uma das sessões de comunicação científica.
Segundo Sérgio Domingos o evento foi muito proveitoso, tendo se configurado em excelente oportunidade para apresentar as contribuições da Psicologia Ambiental à sociedade, buscando antecipar eventos catastróficos como o ocorrido em Mariana em 2015. “A escolha da cidade como sede do evento se deu em função deste evento e da demanda da sociedade por soluções e alternativas na forma do ser humano se relacionar com o ambiente em que está inserido, compreendo que o ambiente não é apenas aquilo que o cerca (dimensão ecológica), mas também o próprio homem é um ambiente (perspectiva social)”.
O professor Sérgio Domingos, influenciado pelo evento, participará da Semana do Meio Ambiente, realizada anualmente pela Univiçosa, com a proposta de uma conferência sobre a Psicologia Ambiental, seguida de mesa-redonda onde serão apresentadas contribuições do campo das Ciências Humanas a questão ambiental.
A Semana do Meio Ambiente ocorrerá entre 1 e 3 de junho, na Unidade 1 da Univiçosa.