Responsável por Farmácia Escola da Univiçosa professora elogia cartilha de medicamentos

Responsável por Farmácia Escola da Univiçosa professora elogia cartilha de medicamentos
Publicado em 15 de setembro de 2010

Adriane Jane Franco, Farmacêutica e Professora da Univiçosa


Está disponível no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a cartilha “O Que Devemos Saber sobre Medicamentos”. Para a Farmacêutica Adriane Jane Franco, o documento é um importante aliado do consumidor de medicamentos porque traz informações claras e objetivas. Adriane Franco é professora de “Toxicologia” e “Farmacotécnica Homeopática” do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, e responsável pela Farmácia Escola da Faculdade.

Clique aqui para baixar a cartilha da ANVISA

Com linguagem simples e acessível, a cartilha permite ao cidadão esclarecer dúvidas freqüentes. O objetivo da Agência é promover o uso seguro e racional de medicamentos.

Iniciativa semelhante foi utilizada pela Univiçosa no final de 2009 ao lançar a Cartilha da Saúde – baixe a cartilha da Univiçosa. Também adotando linguagem simples e ilustrações, os textos elaborados por professores e gestores dos cursos de saúde da Faculdade ensinam técnicas simples ao leitor.

Na Cartilha da ANVISA, estão relacionados os cuidados necessários ao administrar os produtos em crianças, riscos do uso combinado ao álcool e dicas sobre a leitura das bulas.

As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, os conselhos regionais de farmácia e entidades da sociedade civil de defesa do consumidor farão a distribuição da cartilha nos estados.

“É comum observar que a população é carente de informações básicas sobre medicamentos, até mesmo, como eles devem ser conservados. Essa cartilha será de grande ajuda para a população ter acesso a informações com linguagem simples, que na grande maioria das vezes, não lhes são passadas. Outro ponto positivo é que ela servirá de aliado para o farmacêutico empenhado na conscientização da população sobre o uso racional do medicamento”, diz Adriane Jane Franco.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/63dc65b8-3251-4fef-a2ea-36b597e7c219