O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso proferiu palestra e lançou livro em Viçosa nesta sexta-feira (14), às 19h30, no Espaço Fernando Sabino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na plateia, cerca de 500 profissionais do Direito, gestores, coordenadores de curso, professores e acadêmicos, dentre os quais, representando a Univiçosa, o Gestor Mário Monteiro de Castro Neto, professores e alunos.
A palestra do Ministro Barroso marcou a posse da nova gestão do Diretório Acadêmico “8 de Dezembro”, do Curso de Direito da UFV. Luis Roberto Barroso repetiu o sucesso de sua primeira visita a Viçosa, em 2012. O ministro recebeu o Prêmio Jurídico Literário do Departamento de Direito.
Também nesta sexta-feira, foi lançado o livro “Neoconstitucionalismo em Perspectiva”, escrito por 13 professores e associados do Departamento de Direito da UFV com a participação do ministro Barroso, publicado pela Editora UFV. Um dos autores do livro lançado na sexta-feira, o Professor Fernando L. A. da Silva, comenta que o fio condutor d a obra é a teoria neoconstitucionalista, que tem no ministro Barroso um dos maiores defensores. “No Brasil, o ministro é um dos grandes nomes do neoconstitucionalismo, enxergando a Constituição não como uma obra fria no alto do sistema legislativo, mas como norma viva que interage e condiciona não apenas a legislação infraconstitucional, mas também a atuação dos sujeitos no campo do Direito.”
Para o Professor Mário Monteiro de Castro Neto, Gestor do Curso de Direito da Univiçosa, a presença do ministro Luis Roberto Barroso em Viçosa é histórica. “É o momento de ouvir e aprender com um dos maiores expoentes dos Direitos Humanos no Brasil. É um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal trazendo o que há de mais recente, mais moderno, no Direito Constitucional. Essa parceria entre o Curso de Direito da Univiçosa e a Faculdade de Direito da UFV é estratégica e está sendo mantida principalmente em relação aos Diretórios Acadêmicos. Todos os alunos de Direito precisam conhecer de perto um ministro do Supremo. São pessoas com grande cabedal de conhecimentos jurídicos que decidem as normas constitucionais do País”.
O presidente do Diretório Acadêmico de Direito da Univiçosa, Uelton da Silva Pereira, também destacou a importância de participar da palestra. “Tudo isso aqui é uma aula. Nas palestras nós conseguimos absorver mais. O mundo do Direito muda muito, e isso requer do estudante a capacidade de se adequar.”