Nesta terça-feira (2) foi celebrado, na Univiçosa, o Dia do Nutricionista, comemorado nacionalmente em 31 de agosto em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), nesta data, em 1949. A Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e, atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
Característica marcante da sociedade moderna, a busca intensa por melhor qualidade de vida é um dos fatores que mais impulsionam a profissão do Nutricionista, pois a Nutrição é a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana.
Hoje, o Nutricionista, cuja atividade foi regulamenta no Brasil em 1967, tem como responsabilidade contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do homem por meio da alimentação. Espera-se que tenha uma formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, como reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Na Univiçosa, a Gestora do Curso de Nutrição, Cristiane Sampaio, programou palestra sobre a “Atuação Profissional do Nutricionista”, com Patrícia Avelar, nutricionista da APAE em Viçosa.
O evento foi marcado pelas presenças das nutricionistas Mayara Gomes Eduardo e Natália Delveaux, graduadas pela Univiçosa na primeira turma do curso (2005); Maria Aparecida Marques (turma de 2011) e Simone A. M. Torres (turma de 2010, atual preceptora de estágios do curso de Nutrição).
Após a palestra, os alunos participaram de um lanche de confraternização no Espaço Multiuso.