Neste sábado (2), o curso de Medicina Veterinária da Univiçosa realizou o III Reproducio – Pré Embrioday. O evento é coordenado por Giancarlo Magalhães dos Santos, professor das disciplinas de Reprodução e Biotecnologias Aplicadas à Reprodução Animal, em parceria com alunos do sétimo período que cursam a disciplina.
Presentes alunos de graduação da própria Univiçosa e também da Universidade Federal de Viçosa (inclusive do mestrado e doutorado), além de médicos veterinários.
Segundo o Professor Giancarlo Magalhães o Reproducio está no cronograma da disciplina. “O Reproducio é separado em dois módulos. Geralmente o primeiro módulo é da espécie bovina e o segundo da espécie equina. Neste ano ainda teremos a espécie suína também”.
Para a gestora do curso, Professora Alessandra Sayegh, o evento é de grande importância para a Medicina Veterinária, principalmente porque a área de produção animal que envolve a reprodução é a que mais emprega e melhor paga o médico veterinário. “O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e, apesar das 240 faculdades de Medicina Veterinária espalhadas pelo país, ainda não temos profissionais suficientes para cuidar da produção animal. Nosso objetivo é mostrar a área e estimular os alunos a participarem de eventos. O Reproducio foi tão bem feito e estruturado que já estamos na terceira edição”.
Durante o evento foram debatidos o controle zootécnico, o melhoramento genético, uso estratégico das biotecnologias da reprodução, FIV (ferramenta de ganho genético), interação entre patógenos/embriões e legislação para comércio internacional de embriões.
O próximo Reproducio está marcado para o dia 11 de junho e abordará aspectos relacionados à biotecnologia de reprodução das espécies equinas e suínas.