Publicado em 17 de dezembro de 2010
Em épocas como Natal, dia das crianças e dia dos namorados, a procura por cães de raça para presentear familiares e amigos aumenta consideravelmente. Estes presentes geram grandes responsabilidades e gastos, o que muitas vezes não chega a ser um presente adequado para surpreender alguém.
A compra de um animal de estimação deve ser bem pensada, assim como também a escolha da espécie e raça. Entre uma mesma espécie existem raças que exibem comportamentos e temperamentos particulares, que podem agradar ou desagradar seus donos.
Seguem algumas perguntas a se fazer antes de comprar um animal como presente:
1- A pessoa quer um animal de estimação? Talvez a pessoa já possua um ou dois animais e não tenha interesse em adquirir outro. Há pessoas alérgicas ou que residam em apartamentos com espaços limitados.
2- É o momento para presentear alguém com um animal de estimação? Algumas épocas são demasiadamente complicadas para determinadas pessoas, como por exemplo, época de férias, período este, onde as pessoas agendam viagens não tendo com quem deixá-los.
3- É uma compra por impulso?
4- É a melhor raça para a pessoa? Converse com um Médico Veterinário para saber as características das raças que você tenha interesse.
5- O cão é realmente a espécie mais adequada ou a pessoa gostaria mais de animais de pequeno porte como peixes?
6- A casa da pessoa está preparada para receber um animal de estimação?
Respondendo essas perguntas, a tomada de decisão poderá ser mais certa.
“Ao adquirir um animal de estimação, o cidadão torna-se responsável por ele por aproximadamente 10 a 15 anos, não sendo eticamente correto eliminá-lo ou abandoná-lo durante esse tempo”, comenta Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Gestora do curso de Medicina veterinária Univiçosa e Especialista em pequenos animais Mestre em medicina veterinária.