UniNEA conclui primeira fase do Ciclo de Palestras sobre Conscientização Ambiental

UniNEA conclui primeira fase do Ciclo de Palestras sobre Conscientização Ambiental
Publicado em 17 de abril de 2015

Palestra de Silvio Bueno, na quinta 16

Na segunda-feira (13), o Professor Flávio Barbosa Justino falou sobre “Alterações Climáticas Globais” na abertura do Ciclo de Palestras sobre Conscientização Ambiental da Univiçosa. A iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa (UniNEA) teve nova palestra ontem (16), com o Professor Silvio Bueno Pereira abordando a “Escassez de Água”.

Segunda dia 13

A palestra de ontem foi acompanhada com interesse por aproximadamente 150 pessoas, entre alunos, funcionários, gestores de cursos, pelo Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen e pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira. O Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, abriu o evento enfatizando a importância da conscientização e sensibilização para questões ambientais na construção de uma nova realidade embasada no uso adequado de recursos naturais proporcionando qualidade de vida através de iniciativas sustentáveis.

O Professor Flávio Barbosa Justino é pesquisador, Doutor em Meteorologia pelo Leibniz-Institute of Marine Research, na Alemanha, Pós-Doutorado em Ciências Atmosféricas, pela Universidade de Toronto no Canadá e atualmente Coordena o Programa de Meteorologia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É, ainda, representante do governo brasileiro na Comissão de Agricultura e Mudanças Climáticas da Organização Meteorológica e ganhador de vários prêmios internacionais. Logo no início de sua exposição provocou o público perguntando se o aquecimento global é algo natural ou antropogênico. A partir daí discorreu sobre gráficos acerca dos níveis de CO2, sua variação ao longo do tempo geológico e como isso tem afetado todo o ecossistema. Abordou os efeitos da radiação solar em relação ao efeito estufa e relacionou as alterações climáticas globais ao desmatamento, às queimadas, à urbanização e ao consumismo desordenado, que, consequentemente, trazem as mudanças dos padrões de chuva, com grandes estiagens e chuvas torrenciais. Segundo o Professor, a crise ambiental que vivenciamos tem origem antropogênica, então há como amenizar seus efeitos, através da mudança de paradigma, no que se refere à matriz energética com uso de energias sustentáveis, adequando o consumo ao incentivo de ações individuais, através da educação ambiental, como ele sugeriu: “Muitos pequenos passos somam-se. Podemos promover pequenas ações para mudanças, como por exemplo, destinarmos o lixo corretamente, através da criação de mais ciclovias, incentivo ao transporte coletivo, práticas agrícolas sustentáveis e proteção aos ecossistemas”. Após a apresentação, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas.

A repercussão entre os alunos foi muito positiva. Para a aluna de Gestão Ambiental Joice Castro de Carvalho, a palestra foi esclarecedora ao permitir a associação de aplicações reais do tema debatido com a futura profissão. Samuel Ferreira Lopes, acadêmico de Engenharia Ambiental, diz que conhecimento a mais sempre é bom, pois ajuda nos estudos, nas ações diárias e também é possível passar adiante. Raquel Antônio Castro, aluna de Nutrição, afirmou que hoje em dia fala-se muito em clima e conscientização e o pouco que cada um fizer ajuda bastante quando somado ao que os outros fazem de positivo.

Quinta-feira 16

Completando a primeira fase do Ciclo de Palestra sobre Conscientização Ambiental, o professor Silvio Bueno Pereira falou sobre a “Escassez Hídrica”, nesta quinta-feira (16).

Estiveram presentes no evento alunos, ex-alunos, funcionários, os professores Glauco Canevari, David Quintão, Marcelo Libanio, entre outros.

Silvio Bueno é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, (UFV). O professor Silvio questionou os participantes se toda a água é um recurso hídrico. Depois foi discorrendo sobre o que é escassez de água como recurso hídrico e os fatores que levam a escassez hídrica. Falou sobre a importância e impacto da produção agrícola, sobre as Leis que tratam o assunto, o Código Florestal, a demanda e disponibilidades dos recursos hídricos e outros. Abordou o tema em análise a situação precária pela qual passa a cidade de Viçosa, com a economia de água pelo racionamento. No final da apresentação respondeu perguntas e esclareceu as dúvidas dos participantes.

A palestra foi esclarecedora para as alunas do curso de Farmácia, Mariana Teixeira Trindade, que resaltou a importância do tema, principalmente por ser atual e trazer informações que todos devem saber sobre a falta de água e assim conscientizar. Para Monique Soares Ribeiro, a palestra ajudou a aumentar o seu conhecimento sobre o que estamos passando com a falta de água, a partir do debate esclarecedor do professor Silvio. Luana de Sousa, estudante de Engenharia Civil, relatou que na profissão a água é amiga e inimiga da construção civil e, assim, é necessário observar e trabalhar com o problema de forma consciente.

A Coordenadora do Ciclo de Palestras, Sandra Libanio, relatou: “estamos muito satisfeitos com o resultado dessa primeira etapa do nosso Ciclo de Palestras, voltado à conscientização ambiental, dentro da Univiçosa. Assim, como a primeira palestra, a segunda também superou as nossas expectativas, pois tivemos 368 inscrições, para 270 vagas oferecidas, para as duas palestras (135 para cada). Esse é um indicativo muito bom no que diz respeito ao interesse dos nossos alunos em temas tão importantes, que envolvem a educação ambiental e a busca de soluções que venham mitigar todos esses impactos causados pelo mal uso de recursos naturais.”

Sandra Libanio esclareceu que o Ciclo de Palestras de Palestra é contínuo e, que todo o mês haverá pelos menos uma palestra. “Tivemos duas palestras em abril e no dia 19 de maio teremos a próxima, que será ministrada pelo Professor Marcelo Libanio, Coordenador de Meio Ambiente da EMATER, membro do Comitê de Bacias Hidrográficas, do COPAM Zona da Mata e professor da Univiçosa, dando continuidade ao tema sobre a escassez hídrica, abordando por outra perspectiva a realidade da nossa cidade e do seu entorno: Viçosa e a Segurança Hídrica.”

Em junho o UniNEA irá promover a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 08 a 10, depois do feriado de Corpus Christi. Dando sequência, durante todo o ano, ao Ciclo de Palestras.

(Reportagem: Marinei Batalha e Fred Rosa - Edição: Rodolfo de Souza)


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/5de5d357-66ca-4ec5-9e33-56b66505baac