Nutricionista um Profissional de Saúde em alta

Nutricionista um Profissional de Saúde em alta
Publicado em 16 de abril de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

Nutricionista: um Profissional de Saúde em alta

A profissão de nutricionista abrange atividades especializadas no setor de ciências e da saúde. Por razões de natureza histórica, ética, científica, tecnológica e sanitária, o nutricionista deve ser o único profissional de nível superior responsável pela relação homem-alimento, no âmbito da prevenção e tratamento dietético, considerando o homem num contexto sociocultural.
Portanto, o nutricionista atua em diferentes áreas ligadas à alimentação e à nutrição, contribuindo para que o público atendido usufrua melhores condições de vida e saúde.

Locais e Áreas de Atuação

- Hospitais e clínicas
O nutricionista é responsável pela elaboração de condutas dietoterápicas específicas e pelo suporte nutricional para situações diversas. Sua tarefa é adequar a orientação nutricional e contribuir para a redução do tempo de internação dos pacientes, das intercorrências, dos custos com atendimento, medicação e exames. O nutricionista prescreve dietas para pacientes que recebem alta, assegurando a continuidade do tratamento. Também acompanha o planejamento e a supervisão na produção de dietas em bancos de leite, lactários e centros de tratamento especializados – CTI, UTI, Hemodiálise, Quimioterapia

- Ambulatórios, Consultórios e Spas
O nutricionista avalia o estado nutricional do cliente, a partir de diagnóstico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e exames antropométricos. Com base no diagnóstico, promove orientação e educação alimentar e nutricional aos clientes e familiares.

- Creches e escolas
Em creches e escolas, realizando uma avaliação nutricional periódica, o nutricionista acompanha o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Contribui para a formação de hábitos alimentares, por meio de programas voltados para alunos, professores, pais e funcionários.

- Instituições geriátricas
Nesse campo especial de trabalho, o nutricionista contribui para o oferecimento de uma dieta saudável e equilibrada, que beneficie a prevenção e o tratamento de doenças associadas a maus hábitos alimentares. O profissional intervém em casos específicos que envolvam o tratamento e a alimentação do idoso, especialmente no que se refere à interação medicamento x alimento.

- Alimentação coletiva
O nutricionista é responsável pelo planejamento alimentar, que leva em consideração a safra dos produtos, as condições climáticas do momento, os hábitos – individuais, regionais e religiosos - e a atividade funcional do público a que atende. A meta do profissional de nutrição é promover alimentação adequada, que contribua para maior produtividade, redução de faltas, atrasos e acidentes no trabalho. Ainda como característica da atuação do nutricionista em empresas, há sua tarefa de agente facilitador na implementação e na condução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que cria oportunidade para a utilização de incentivos fiscais.

- Restaurantes comerciais, hotéis e similares
Nesses estabelecimentos, o nutricionista promove o controle de qualidade, coordenando e supervisionando as refeições desde a seleção dos gêneros alimentícios até o produto final. Planeja a alimentação com base no perfil dos usuários, contribuindo para a racionalização dos custos. Analisa e controla os pontos críticos (no intuito de prevenir contaminações) e promove o treinamento de pessoal.

- Academias, Spas e similares
No caso de profissionais que trabalham nestes locais, pode-se efetuar avaliação e acompanhamento nutricional do cliente; elaborar dietas; promover programas de educação alimentar e nutricional; prescreves suplementos nutricionais, quando necessários; integrar a equipe multidisciplinar, etc.

- Saúde Coletiva
Atua na educação, orientação e assistência nutricional a coletividades, para a atenção primária em saúde. Em Vigilância Sanitária, integra a equipe para cumprir a legislação de vigilância sanitária; promover programas de educação alimentar e orientação sobre manipulação correta de alimentos; integrar comissões técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a alimentos; etc.

- Área de Ensino e Pesquisas
Atua na direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição. Em docência, extensão, pesquisa e supervisão de estágios, pode-se elaborar o planejamento de ensino; planejar e ministrar aulas, etc.

- Outras Áreas
Sua atribuição principal é dar assessoria e apoio técnico aos setores de marketing e/ou vendas.
Quem trabalha com indústrias de alimentos pode desenvolver protótipos de produtos; elaborar planilhas de custo; avaliar usos/aplicações dos produtos; desenvolver manual de especificações/receituário; elaborar dizeres de rotulagem e efetuar cálculo nutricional, etc.

Para a formação do nutricionista, a Faculdade conta com uma infra-estrutura moderna, laboratórios bem equipados, salas de aulas e auditórios confortáveis, corpo docente altamente qualificado (especialistas, mestres e doutores) e amplo acervo bibliográfico e de multimídia. Tudo isso, aliada à estrutura e carga horária do curso, permite a formação de nutricionistas altamente capacitados a promover a saúde da população.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/5c7b03b6-cc16-4198-b33e-5beceeaf81d8