Alunos do oitavo período do Curso de Farmácia da Univiçosa/Esuv estão desenvolvendo um projeto para atualização do formulário terapêutico do Hospital São Sebastião (HSS), em Viçosa. Participam da atividade de extensão os acadêmicos: Gelson Gravina Junior, Beatriz Vieira da Costa e Elaine Tristão Rodrigues, orientados pela professora Adriana Patarroyo e pela farmacêutica Yala Emily, formada pela Univiçosa.
“O processo de seleção de medicamentos deve cumprir o objetivo de assegurar uma terapêutica racional e de baixo custo. Para garantir o uso racional de medicamentos é necessário elaborar uma lista de medicamentos padronizados e desenvolver, com muita intensidade e continuidade, um processo de educação farmacológica dos profissionais de saúde do hospital, induzindo uma reflexão crítica sobre a escolha e a utilização de fármacos”, explica a professora.
A padronização de medicamentos em um hospital deve ser o resultado concreto do processo de seleção de medicamentos desenvolvido na instituição e reflete critérios terapêuticos. A partir dessa lista é elaborado um livro contendo as principais informações sobre os medicamentos, servindo como uma base de consulta para os profissionais de saúde do Hospital.
O trabalho desenvolvido pelos alunos inclui a revisão e elaboração de novas monografias dos medicamentos padronizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica do HSS. Além disso, os alunos acompanham a rotina de funcionamento de uma farmácia hospitalar e as atribuições do farmacêutico.