Alimentação e sua relação com a acne ou espinha

Alimentação e sua relação com a acne ou espinha
Publicado em 10 de março de 2014

Alimentação saudável é aliada na prevenção e tratamento (Foto: PhotoXPress)

Raquel Duarte Moreira Alves: Nutricionista, Mestre em Ciência da Nutrição. Professora do Curso de Nutrição da UNIVIÇOSA

A acne, conhecida popularmente com espinha, geralmente aparece no rosto, peitoral, ombro e costas de indivíduos jovens, com pele oleosa. Trata-se de uma manifestação clínica da infecção dos poros pilossebáceos (pelos e glândulas de gordura), cuja etiologia é multifatorial e está relacionada ao aumento da produção de sebo pelo organismo que leva a um “entupimento” dos poros. Essa infecção ocorre devido à presença de fungos e bactérias na pele. Além dos fatores endógenos, como a genética e flutuação hormonal, a alimentação é um dos fatores ambientais causadores desta inflamação. Assim, na prevenção e tratamento da acne, é importante que se promova um equilíbrio hormonal e adequada higienização da pele, bem como identificação de alergias a alimentos e mudança nos hábitos alimentares. A alimentação deve incluir vitaminas, sais minerais e fibras, e deve-se reduzir a ingestão de alimentos processados, refinados e ricos em açúcares, gorduras saturadas e trans.

Os alimentos ricos em Vitamina A podem contribuir para a redução da produção de sebo. Esta vitamina é fundamental para o equilíbrio hormonal, além de estar envolvida na restauração de tecidos, podendo, assim, tornar a pele mais saudável. Recomenda-se, portanto, a ingestão de alimentos ricos em carotenoides como vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre e salsinha) e alaranjados (abóbora, cenoura, mamão, batata doce, caqui e manga). Alimentos ricos em zinco (ovo, cereais integrais e gérmen de trigo) ainda auxiliam na restauração de tecidos.

A vitamina B6 também auxilia no metabolismo hormonal. Alimentos como carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana devem fazer parte da alimentação de indivíduos com acne. Já os alimentos ricos em vitamina B2 (carnes, ovos, fígado, levedo de cerveja e espinafre) podem auxiliar no controle da oleosidade da pele.

A vitamina C, por ser um potente composto antioxidante e antiinflamatório e também pode auxiliar no tratamento da acne. Portanto, a alimentação deve incluir acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, limão e pimentão.

Por outro lado, quem sofre com as espinhas deve evitar salgadinhos e alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, refrigerante, açúcar, balas e doces, bem como alimentos alergênicos, tais como leite, frutos do mar, trigo, açúcar, chocolate, amendoim e castanhas.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/5bd694c5-80c8-4a65-b325-3f8f38e22270