Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Gestora do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa
Em São Paulo, no bairro Tatuapé, estão sendo atendidos gratuitamente, desde julho deste ano, cerca de 40 cães e gatos por dia, no primeiro hospital veterinário público do Brasil. No hospital acontecem consultas, cirurgias, exames laboratoriais – hemogramas, bioquímicos e sorologias –, exames de diagnóstico por imagem – eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom e radiografias. Também funciona no local uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trabalham no hospital 14 médicos veterinários em especialidades como anestesiologia, dermatologia, clínica médica, ortopedia e cirurgia geral.
O projeto foi implementado com uma verba inicial conseguida no orçamento 2012 da Prefeitura Municipal de São Paulo e graças a um convênio entre o município e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). A verba inicial foi de R$ 10 milhões. Está também em construção o Núcleo de Bem-Estar Animal, onde ficarão os animais para adoção.
Mensalmente a Anclivepa-SP contará com um repasse mensal de até R$ 600 mil pela Prefeitura, para manutenção do Hospital.
Com o Hospital Veterinário Público, milhares de animais da população de baixa renda poderão ser salvos e menos animais serão abandonados nas ruas. Além disso, ONGs e associações que amparam animais abandonados ou doentes poderão usufruir dos serviços.
É um projeto louvável que provavelmente irá se expandir rapidamente a outras capitais do Brasil e posteriormente a cidades como a Viçosa.